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Programa de desenvolvimento de habilidades sociais no contexto universitário

Texto completo
Autor(es):
Thamires Gaspar Gouveia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Soely Aparecida Jorge Polydoro; Adriane Martins Soares Pelissoni; Daniele Carolina Lopes
Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
Resumo

A experiência no ensino superior exige enfrentamentos de diferentes demandas, entre elas, as de natureza interpessoal. Dessa forma, entende-se que seu desenvolvimento, deve fazer parte dos objetivos da educação superior. A presente pesquisa quase-experimental teve como objetivo analisar os resultados de uma intervenção para o desenvolvimento de habilidades sociais em contextos do ensino superior por meio do seu efeito nas medidas de Habilidades Sociais e integração ao ensino superior. O estudo contou com 29 participantes, sendo: 15 participantes no grupo controle (53,3% mulheres; idade média de 19 anos) e 14 no grupo experimental (50% mulheres; idade média de 20 anos). Foram utilizados questionários de caracterização e dois instrumentos de avaliação no pré e pós teste, um para aferir as habilidades sociais dos estudantes - Inventário de Habilidades Sociais 2 (IHS2-Del Prette) e outro para avaliar a percepção do aluno sobre sua integração ao ensino superior - Escala de Avaliação da Vida Acadêmica (EAVA). Foi planejado um programa de promoção das habilidades sociais voltado para as experiências do ensino superior, desenvolvido em sete encontros de 1h30 cada, com foco nas habilidades de comunicação, assertivas, manejo de problemas interpessoais e empáticas. Os dados foram analisados com uso de estatística descritiva e inferencial. Os resultados entre pré e pós-teste no grupo experimental apresentam aumento no Escore Total do EAVA (p=0,037), no Escore bruto total do IHS2-Del Prette (p=0,008) e nas suas subescalas Fator 1- Conversação assertiva (p=0,030), Fator 2 ¿ Abordagem afetivo-sexual (p=0,047) e Fator 5- Desenvoltura social (p= 0,005). Os resultados do grupo controle indicaram redução do Escore bruto no Fator 1- Conversação assertiva (p=0,013) do IHS2- Del Prette. Além disso, foram encontradas nove correlações no GE no pós teste, a saber: Escore Total do IHS2-Del Prette e Habilidade do estudante (r= 0,542), Envolvimento em atividade não-obrigatória (r=0,569) e Condições para estudo (r=0,574). O fator 1 do IHS2-Del Prette "Conversação assertiva" e o Escore total da EAVA (r=0,535), "Habilidade do estudante" (r=0,615), "Envolvimento em atividades não-obrigatórias" (r= 0,687) e "Condições para estudo" (r=0,701). Assim como o fator 3 do IHS2- Del Prette "Expressão de sentimento positivo" e "Envolvimento em atividades não-obrigatórias" (r=0,641). E por fim, o fator 5 "Desenvoltura social" e "Habilidade do estudante" (r=0,681). Os dados evidenciam a eficácia do programa de habilidades sociais contextualizadas no ensino superior e sugere reflexões e direções para futuras pesquisas (AU)

Processo FAPESP: 18/02755-2 - Programa de desenvolvimento de habilidades sociais no contexto universitário
Beneficiário:Thamires Gaspar Gouveia
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado