Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da proximidade a pontos estratégicos e imóveis especiais urbanos na incidência de Dengue no município de Campinas–SP

Processo: 17/19446-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Marcos César Ferreira
Beneficiário:Jessica Andretta Mendes
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/22787-9 - Estudo de métodos de estatística espacial para avaliar a associação entre a incidência de dengue e a proximidade a locais cogitados como fontes de aumento de risco no município de Campinas, Brasil, BE.EP.DR
Assunto(s):Epidemiologia   Dengue   Análise espacial   Estatística   Sistema de informação geográfica (SIG)   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise geoespacial | Dengue | Imóveis especiais | Pontos estratégicos | Epidemiologia Espacial

Resumo

A principal medida preventiva contra epidemias de Dengue é o controle do surgimento e desenvolvimento do Aedes aegypti, haja vista que a vacina disponível não é totalmente eficaz e apresenta algumas limitações. Dentre as diversas ações adotadas pelas prefeituras municipais, está o cadastro de Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais (PE-IE). Estes locais são assim classificados por apresentarem, respectivamente, alta concentração de depósitos preferenciais para a desova da fêmea do mosquito Aedes aegypti e por serem relevantes para a disseminação do vírus da Dengue, em função do grande fluxo e/ou permanência de pessoas nestes locais. Embora haja estudos que têm destacado a importância destes imóveis no surgimento do mosquito e na disseminação da Dengue, eles não têm determinado com precisão o efeito da distância a estes pontos nos valores de incidência local da Dengue. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é avaliar a influência da distância entre os endereços das pessoas infectadas e os PE-IE na incidência de casos de Dengue entre 2013 e 2016, no município de Campinas, São Paulo. Isso será realizado por meio do uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), bem como pela aplicação de técnicas de estatística e análise espacial. Os resultados obtidos na conclusão desta pesquisa poderão contribuir para a logística das atividades de vigilância e de controle epidemiológico de Campinas e de outros municípios brasileiros onde as epidemias são recorrentes. Além disto, o produto final poderá indicar locais mais críticos, onde deve ser dada maior atenção ao combate larval, diminuindo custos e aprimorando o trabalho dos agentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MENDES, JESSICA ANDRETTA; VANWAMBEKE, SOPHIE O.. Potential risk sites and their relationship with dengue cases, Campinas municipality, Southeast Brazil. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 17, n. 4, p. 20-pg., . (17/19446-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Jessica Andretta. Análise espacial da distribuição das taxas de incidência de dengue e relação com possíveis fontes de risco no município de Campinas-SP. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Campinas, SP.