Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusão de elementos tóxicos nas funções DRIS e CND para avaliação do estado nutricional de eucalipto

Processo: 17/26375-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Manejo Florestal
Pesquisador responsável:Cassio Hamilton Abreu Junior
Beneficiário:Paulo Henrique Silveira Cardoso
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação   Lodo de esgoto   Fertilidade do solo   Nutrição vegetal

Resumo

Devido à grande exportação de nutrientes pela madeira de eucalipto, os custos com fertilizantes são os que mais oneram seu cultivo. Por conter elementos essenciais, tais como N e P, o lodo de esgoto doméstico é uma potencial fonte de nutriente para a cultura. Entretanto, a presença de elementos tóxicos e o desbalanço entre os nutrientes exigem cautela em sua utilização. Pela pesquisa, propõe-se avaliar os possíveis efeitos de alguns elementos tóxicos (As, Ba, Cd, Co, Cr, Hg, Pb e Se) presentes no lodo de esgoto no estado nutricional do eucalipto. Para tanto, utilizar-se-á uma plantação de eucalipto (Eucalyptus grandis, clone SP5727), em experimento estabelecido em fevereiro de 2015, no município de Boa Esperança do Sul-SP, com 10 tratamentos combinando doses de adubo mineral NPK+B+Cu+Zn e doses de lodo+K, com ou sem P e/ou B. O desenvolvimento das plantas será avaliado pela produtividade de madeira em volume (semestralmente) e em biomassa (anualmente). Por ocasião do levantamento de biomassa, serão coletadas folhas para diagnose nutricional. O estado nutricional das plantas, em função dos tratamentos, será avaliado pelos índices do nível crítico, faixa de suficiência, sistema integrado de diagnose e recomendação (DRIS) e composição e diagnose nutricional (CND), incluindo os elementos tóxicos. As funções DRIS serão definidas pelo método de separação de nutrientes em grupos de resposta: grupo de macronutrientes de resposta frequente: N, P e K; grupo de macronutrientes de resposta rara: Ca e Mg; grupo de micronutrientes de resposta frequente: B, Fe, Mn e Zn; grupo de micronutrientes de resposta rara: Cu; e a inclusão de um grupo de elementos de possível resposta para avaliação dos elementos tóxicos. Os resultados obtidos também serão submetidos a análises de regressão simples e múltiplas, a fim de se obter relações entre o teor foliar dos elementos e a produtividade em volume e biomassa da cultura.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ABREU-JUNIOR, CASSIO HAMILTON; DE LIMA BROSSI, MARIA JULIA; MONTEIRO, REGINA TERESA; SILVEIRA CARDOSO, PAULO HENRIQUE; MANDU, THAYS DA SILVA; RODRIGUES NOGUEIRA, THIAGO ASSIS; GANGA, ANTONIO; FILZMOSER, PETER; DE OLIVEIRA, FERNANDO CARVALHO; FIRME, LUCIA PITTOL; HE, ZHENLI; CAPRA, GIAN FRANCO. Effects of sewage sludge application on unfertile tropical soils evaluated by multiple approaches: A field experiment in a commercial Eucalyptus plantation. Science of The Total Environment, v. 655, p. 1457-1467, MAR 10 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.