Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigando a formação de hazes e o balanço energético nas atmosferas de exoplanetas com o Telescópio Espacial Hubble

Processo: 18/09984-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 15 de setembro de 2018
Vigência (Término): 14 de setembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Adriana Benetti Marques Valio
Beneficiário:Raissa de Lourdes Freitas Estrela
Supervisor no Exterior: Mark Swain
Instituição-sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Jet Propulsion Laboratory (JPL), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/25901-9 - Interações magnéticas no sistema estrela-planeta e suas consequências na habitabilidade planetária, BP.DR
Assunto(s):Atmosfera   Exoplanetas   Raios ultravioleta

Resumo

Nós adicionamos ao projeto de doutorado o estudo de atmosfera de exoplanetas, realizando a análise da composição atmosférica durante o trânsito planetário. Um dos fatores mais importantes que tem impacto na evolução da atmosfera é a atividade magnética. Portanto, nós podemos ter uma deteção direta dos efeitos oriundos deste fenômeno ao analisar a atmosfera de um planeta. Por exemplo, a radiação UV da estrela pode induzir a formação de aerosóis conhecidos como "hazes" que podem ter influência na temperatura do planeta e consequentemente em sua habitabilidade. Neste projeto BEPE, nós visamos analisar os efeitos das hazes no balanço energético de exoplanetas. Nosso objetivo será alcançado combinando observações espectroscópicas da atmosfera de exoplanetas obtidas com o Telescópio Espacial Hubble (HST) nos comprimentos ultravioleta e infravermelho próximo e interprendo-os com modelos de transferência radiativa.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SWAIN, MARK R.; ESTRELA, RAISSA; SOTIN, CHRISTOPHE; ROUDIER, GAEL M.; ZELLEM, ROBERT T. Two Terrestrial Planet Families with Different Origins. ASTROPHYSICAL JOURNAL, v. 881, n. 2 AUG 20 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.