Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do papel da metilação de RNA m6A na biogênese e processo de arm-switching de microRNAs utilizando zebrafish como modelo biológico.

Processo: 17/17510-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Animal
Pesquisador responsável:Danillo Pinhal
Beneficiário:Arthur Casulli de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Regulação da expressão gênica   Epigênese genética   MicroRNAs   Peixe-zebra   Epigenômica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:epigenética | MicroRNAs | Regulação gênica | Zebrafish | RNAs não-codificadores

Resumo

O processo de arm-switching dos microRNAs (miRNAs) possui grande impacto na regulação gênica. Este processo ocorre devido a seleção diferencial dos braços 5p e 3p dos miRNAs que serão incorporados ao complexo miRISC durante o desenvolvimento ontogenético dos organismos, nos tecidos diferenciados ou mesmo entre diferentes espécies. Este fenômeno tem reconhecido impacto biológico, uma vez que os miRNAs 5p e 3p comumente atuam sobre processos biológicos distintos, e sua desregulação está associada a diversos tipos de câncer. Desta maneira, a correta expressão dos braços 5p e 3p dos miRNAs é fundamental para direcionar a adequada diferenciação celular nos variados tecidos. Até o momento, entretanto, não foram elucidados os mecanismos moleculares responsáveis pelo controle do arm-switching. Recentemente a metilação m6A foi descrita como um passo importante durante a biogênese dos miRNAs, servindo como sítio de reconhecimento da enzima DROSHA, responsável por clivar o pri-miRNA durante sua biogênese e determinar as porções finais dos miRNAs maduros. Considerando-se que esta metilação é capaz de alterar a estrutura secundária de RNAs mensageiros (mRNAs) e que a região do corte promovido pela DROSHA é influenciada pela estrutura secundária do pri-miRNA, a hipótese desta proposta é que a metilação m6A também poderia alterar a estrutura secundária do pri-miRNA, promovendo clivagens alternativas pela DROSHA. Sabendo-se que a seleção do braço canônico ocorre devido à maior instabilidade de sua porção 5', estas clivagens alternativas podem ser responsáveis pelo evento de arm-switching. Com o objetivo de testar esta hipótese, propõe-se a análise dos padrões de arm-switching e de metilação m6A de pri-miRNAs na espécie modelo Danio rerio (zebrafish). Adicionalmente, será avaliada a potencial influência da metilação m6A na seleção do braço canônico, a partir do knockout dos sítios de metilação e quantificação da expressão dos braços 5p e 3p. Estes experimentos ampliarão o conhecimento sobre o processo de biogênese e atividade regulatória de miRNAs durante o desenvolvimento de vertebrados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, UR C.; BOVOLENTA, LUIZ A.; ALVES, LUCAS; FIGUEIREDO, LUCAS; RIBEIRO, AMANDA O.; CAMPOS, VINICIUS E.; LEMKE, NEY; PINHAL, DANILLO. Understanding the Modus Operandi of MicroRNA Regulatory Clusters. CELLS, v. 8, n. 9, . (18/05484-0, 18/26409-6, 12/13450-1, 12/15589-7, 15/19176-7, 17/17510-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Arthur Casulli de. Investigação da função biológica dos eventos de arm switching de microRNAs e sua potencial associação com a metilação de RNA m6A utilizando zebrafish como organismo modelo. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.