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Estudo sobre a percepção da sinalização viária para neblina e redução de velocidade por condutores em ambiente simulador de direção

Processo: 18/14843-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2019
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes
Pesquisador responsável:Ana Paula Camargo Larocca
Beneficiário:Gustavo Paixão Menezes
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Direção veicular   Condução de veículo   Motoristas   Velocidade   Nevoeiro   Simulação   Ambiente virtual de aprendizagem   Instrumentos visuais de sinalização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Driving Simulator | Infrastructure | Road Safety plans | Road user behavior issues and risk perception | Speed management | traffic safety | Micro simulação

Resumo

A presente proposta de pesquisa consiste no estudo da percepção da sinalização para neblina associada à redução de velocidade dos condutores de veículos utilizando ambiente simulador de direção. Os simuladores de direção são empregados atualmente para auxiliar nas pesquisas sobre o comportamento de condutores frente a situações de interesse, apresentando maior praticidade, economia e segurança na realização dos ensaios quando em comparação com uma situação real do cotidiano ou situações que envolvam risco à vida do condutor e dos passageiros do veículo. Deste modo, a recriação virtual de cenários de situações críticas, como mudanças inesperadas no clima, proporciona melhor entendimento sobre o ajuste de comportamento adotado pelos condutores frente a estas situações específicas, que seriam de difícil reprodução e análise em pesquisa de campo. O trajeto a ser utilizado neste projeto consiste em 5 km da rodovia Régis Bittencourt desenvolvida no simulador instalado na Seção Técnica de Informática (STI) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Condutores voluntários dirigirão por esse trecho em condições similares, sendo uma simulação com tempo aberto e uma com neblina na pista. A análise da variação se dará por meio de: 1.) quais placas de sinalização vertical são notadas, 2.) por quanto tempo a mensagem prende a atenção do condutor, 3.) a que distância a placa é vista e 4) qual o tempo de resposta ao sinal recebido e processado. Com isso será possível observar a relação entre a velocidade desenvolvida pelo condutor em função da percepção da sinalização vertical, estabelecendo um comparativo da eficiência entre três diferentes cenários de sinalização propostos para o mesmo trecho em análise.

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