Busca avançada
Ano de início
Entree

Modificação do perfil da temperatura de transição de nanocompósitos termossensíveis

Processo: 18/12871-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de outubro de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Emerson Rodrigues de Camargo
Beneficiário:Lucas da Silva Ribeiro
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07296-2 - CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, AP.CEPID
Assunto(s):Temperatura de transição   Biomateriais   Nanocompósitos   Nanopartículas   Hidrogéis   Propriedades térmicas   Liberação controlada de fármacos

Resumo

Nos últimos anos, intensificaram-se as pesquisas focadas no desenvolvimento de biomateriais, como por exemplo os hidrogéis injetáveis para uso em cirurgias não-invasivas e com potencial uso como meio de transporte e liberação controlada de medicamentos. Entre eles, o poli(N-vinilcaprolactama) (PNVCL) pode formar hidrogéis biocompatíveis com propriedades químicas e mecânicas adequadas para uso como implantes. Uma alternativa promissora no campo de biomateriais é o preparo de nanocompósitos que associam as propriedades dos polímeros com a resistência mecânica das cerâmicas bioativas, como as nanopartículas de sílica. Desta forma, serão preparados neste projeto, nanocompósitos de polímeros termossensíveis de PNVCL com diferentes composições de nanopartículas de SiO2 de diferentes dimensões e concentrações, buscando a obtenção de novos biomateriais para o transporte e liberação controlada de medicamentos. Para avaliar a morfologia, a estrutura e as propriedades térmicas dos hidrogéis, das nanopartículas e dos nanocompósitos, serão empregadas técnicas de microscopias eletrônicas de varredura e transmissão, o espalhamento de luz dinâmico, a espectroscopia de absorção na região do infravermelho, a calorimetria diferencial de varredura (DSC) e a termogravimetria (TGA). Por fim, pela espectrofometria de UV-vis será realizada a análise da temperatura crítica inferior de solubilização (LCST) a partir dos seus parâmetros termodinâmicos e o estudo cinético da liberação de corantes e antibióticos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, LUCAS S.; PINATTI, IVO M.; TORRES, JULIANA A.; GIROTO, AMANDA S.; LESSE, FABIANA; LONGO, ELSON; RIBEIRO, CAUE; NOGUEIRA, ANDRE E. Rapid microwave-assisted hydrothermal synthesis of CuBi2O4 and its application for the artificial photosynthesis. Materials Letters, v. 275, SEP 15 2020. Citações Web of Science: 0.
RIBEIRO, LUCAS S.; NOGUEIRA, ANDRE E.; AQUINO, JOSE M.; CAMARGO, EMERSON R. A new strategy to obtain nano-scale particles of lithium titanate (Li4Ti5O12) by the oxidant peroxo method (OPM). CERAMICS INTERNATIONAL, v. 45, n. 18, A, p. 23917-23923, DEC 15 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.