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Correlação entre características fonético-fonológicas da fala e características ortográficas da escrita em crianças com alterações fonológicas na fala

Processo: 18/13765-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2020
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Jhulya Guilherme
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Transtorno fonológico   Ortografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escrita infantil | Fala infantil | ortografia | Transtorno fonológico | Escrita infantil

Resumo

A proposta deste estudo é investigar possível correlação entre características fonético-fonológicas da fala e características ortográficas da escrita em crianças com alterações fonológicas na fala. Especificamente, este trabalho tem como objetivo comparar e correlacionar achados fonético-fonológicos da fala e achados ortográficos em crianças com alterações fonológicas na fala. Serão selecionadas 10 crianças com alterações fonológicas na fala. Para tanto, serão realizadas (1) avaliação de aspectos fonético-fonológicos da produção da fala e (2) avaliação do desempenho ortográfico - ambas com uso do instrumento PERCEFAL - nas classes consonantais utilizadas neste estudo: oclusivas, fricativas e soantes. Os aspectos da fala serão analisados a partir do levantamento de: (1) inventário fonético; (2) sistema fonológico; e (3) cálculo da Porcentagem de Consoantes Corretas - Revisado (PCC-R), que indica a gravidade de alteração da fala. Logo após, será feita a relação entre os acertos e os erros em cada uma das classes fonológicas sob investigação. Finalmente, nos deteremos nas omissões e nas substituições fonológicas feitas pelas crianças. Os aspectos ortográficos serão analisados a partir de: (1) caracterização dos erros ortográficos; e (2) cálculo da Porcentagem de Grafemas Corretos Consonantais (PGCC). Em seguida, será realizada análise estatística descritiva e inferencial dos dados, a partir de testes pertinentes para comparar e correlacionar índices relativos a produção de fala (PCC-R) ao desempenho ortográfico (PGCC).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUILHERME, Jhulya. Correlação entre características fonético-fonológicas da fala e características ortográficas da escrita em crianças com alterações fonológicas. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.