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Ansiedade, depressão, autoestima e autoeficácia em estudantes no início do curso de graduação em enfermagem

Processo: 18/14743-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2019
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Daniele Alcala Pompeo
Beneficiário:Heloísa Eleotério de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde mental   Ansiedade   Autoeficácia   Autoestima   Depressão   Estudantes de enfermagem   Teste de Tukey   Análise de variância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | Autoeficácia | Autoestima | depressão | Estudantes de enfermagem | Saúde Mental | Saúde Mental

Resumo

Estudantes de graduação em enfermagem, em especial aqueles no início da graduação, experienciam situações novas, diferentes e desafiadoras em seu cotidiano. Eles ingressam em um ambiente diferente e precisam se adaptar rapidamente para que desempenhem bem suas atividades acadêmicas e se habituem às mudanças socioculturais. O objetivo desse estudo é conhecer o perfil de nossos estudantes de enfermagem no início da graduação em relação a sua autoestima, autoeficácia, depressão e ansiedade e correlacionar essas variáveis. Pesquisa não experimental, transversal. É parte do projeto mãe, de desenho quase-experimental, intitulado "Intervenção psicossocial para fortalecimento da autoestima em estudantes no início do curso de graduação em enfermagem". Participarão todos os estudantes no início do curso de enfermagem de uma instituição de ensino pública estadual. Cinco instrumentos serão aplicados: Caracterização sociodemográfica, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, Escala de autoestima de Rosenberg, Escala de Autoeficácia Geral e Percebida e Indicadores da Nursing Outcomes Classification (NOC) para autoestima. Os dados de caracterização serão analisados por meio de estatística descritiva. Para analisar a influência de variáveis de caracterização amostral nos escores de autoestima de Rosenberg, autoeficácia, ansiedade e depressão serão empregados testes t para amostras independentes e teste de Análise de Variância com teste de comparação múltipla de Tukey post-hoc. Para observar as possíveis correlações entre os escores de ansiedade e depressão, autoestima de Rosenberg, autoestima NOC e autoeficácia, com as variáveis quantitativas, será empregado o teste de correlação de Spearman.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MELO, HELOISA ELEOTERIO; GARCIA SEVERIAN, PATRICIA FERNANDES; EID, LETICIA PALOTA; DE SOUZA, MARISE RAMOS; DA CRUZ SEQUEIRA, CARLOS ALBERTO; GIRADE SOUZA, MARIA DA GRACA; POMPEO, DANIELE ALCALA. Impact of anxiety and depression symptoms on perceived self-efficacy in nursing students. Acta Paulista de Enfermagem, v. 34, . (18/14743-9)