Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da expressão dos transcritos virais UL111A (vIL-10) em células infectadas com o citomegalovírus humano em estado de latência e da ação de suas isoformas proteicas em células dendríticas

Processo: 18/19936-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 15 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 23 de março de 2020
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Carlan da Silva
Beneficiário:Maria Cristina Carlan da Silva
Pesquisador Anfitrião: John Henry Sinclair
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Cambridge, Inglaterra  
Assunto(s):Interleucina-10   Virologia   Citomegalovirus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citomegalovírus humano | Hcmv | HCMV latência | Interleucina 10 | vIl10 | Virologia

Resumo

O citomegalovírus humano é um agente ubíquo com alta prevalência mundial, sendo capaz de persistir em estado de latência por toda a vida do hospedeiro e causar graves doenças em imunodeprimidos e recém-nascidos. Atualmente sabe-se que durante o estado de latência do HCMV diversas proteínas celulares e virais são expressas para manutenção do vírus e espape do sistema imunológico. No entanto os mecanismos moleculares que governam o estabelecimento e reativação do estado de latência ainda são probremente entendidos. O HCMV prossui um gene homólogo da interleucina humana, sendo uma de suas isoformas (cmvIL-10) expressa durante ciclo lítico e outra denominada LAcmvIL-10, expressa durante latência. LAcmvIl-10 possui funções de evasão do sistema imune durante latência. Além dos transcritos cmvIL-10 (A), LAcmvIL-10 (B), cinco outros transcritos foram identificados em um único trabalho durante infecção lítica em fibroblastos. No entanto, não existem estudos de reportados na literatura visando identificação destes transcritos e das proteínas produzidas em células com infecção latente, especialmente células CD34+ e CD14+, que são o modelo ideal para estes estudos. Além disso, apesar da identificação das isoformas proteicas, vIL-10 C a G, em células com infecção produtiva pouco se sabe sobre as propriedades imunológicas destas proteínas. Este projeto objetiva investigar a produção de diferentes transcritos de vIL-10 em células infectadas com o HCMV em estado de latência e análise das propriedades imunomodulatórias das isoformas A, B, C, D, E, F e G em células dendríticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
POOLE, EMMA; NEVES, TAINAN CERQUEIRA; OLIVEIRA, MARTHA TRINDADE; SINCLAIR, JOHN; DA SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN. Human Cytomegalovirus Interleukin 10 Homologs: Facing the Immune System. FRONTIERS IN CELLULAR AND INFECTION MICROBIOLOGY, v. 10, . (18/19936-0)
POOLE, EMMA; SILVA, MARIA CRISTINA CARLAN DA; HUANG, CHRIS; PERERA, MARIANNE; JACKSON, SARAH; GROVES, IAN J.; WILLS, MARK; RANA, AMER; SINCLAIR, JOHN. A BMPR2/YY1 Signaling Axis Is Required for Human Cytomegalovirus Latency in Undifferentiated Myeloid Cells. MBIO, v. 12, n. 3, . (18/19936-0)