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Etnomatemática e resolução de problemas enquanto proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática: um estudo de caso na educação básica

Processo: 18/25942-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Cristina Geromel Meneghetti
Beneficiário:Manoel de Souza Lamim Netto
Instituição Sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino e aprendizagem   Etnomatemática   Educação matemática   Ensino de matemática   Resolução de problemas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Básica | Ensino e Aprendizagem de Matemática | Etnomatemática | Resolução De Problemas | Educação Matemática

Resumo

Diante da necessidade de reconceituar o currículo matemático escolar e gerar maiores significados nas salas de aula, uma abordagem didática alicerçada nos princípios da Etnomatemática possibilita reconhecer e apresentar os diversos saberes matemáticos presentes no cotidiano dos alunos em situações didáticas motivadoras. Nessa perspectiva, será desenvolvida uma pesquisa que visa contribuir com propostas metodológicas alternativas para o processo de ensino e aprendizagem de matemática nos contextos escolares da Educação Básica a partir da metodologia de resolução de problemas contextualizada à realidade sociocultural dos educandos no esforço de conectar a matemática formal ao contexto cultural da comunidade escolar.

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