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As orientações de Arnaldo de Oliveira Barreto aos professores para o ensino de aritmética: a revista Eschola Publica, 1893-1897

Processo: 18/23356-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2019
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Wagner Rodrigues Valente
Beneficiário:Evanilson Oliveira
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/15751-2 - A matemática na formação de professores e no ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990, AP.TEM
Assunto(s):Educação matemática   Ensino de matemática   Aritmética   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arithmetica Intuitiva | experts | História da Educação Matemática | História da Educação Matemática

Resumo

O projeto de pesquisa "As orientações de Arnaldo de Oliveira Barreto aos professores para o ensino e aritmética: A Revista Eschola Publica, 1893-1897" tem como objetivo analisar as contribuições de Barreto na formação de professores e no ensino em específico para o ensino de aritmética. Tem-se como hipótese de pesquisa que os artigos de sua autoria publicados na Eschola Pública tenham se constituído em referências pedagógicas para o ensino de aritmética no curso primário em tempos da pedagogia intuitiva. Nesse sentido interroga-se sobre "Que Aritmética para ensinar sistematizou Arnaldo Barreto por meio de suas publicações na Eschola Publica?".

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