Bolsa 18/25441-3 - Mecânica estatística, Fenômenos críticos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Transições de fase em modelos fora do equilíbrio na presença de desordem no espaço e no tempo

Processo: 18/25441-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2021
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:José Abel Hoyos Neto
Beneficiário:Alexander Hideki Oniwa Wada
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/23849-7 - Cadeias quânticas de spins, AP.TEM
Assunto(s):Mecânica estatística   Fenômenos críticos   Transição de fase   Desordem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desordem | fenômenos criticos | Mecânica Estatística de não-equilíbrio | populações biológicas | Transição de fase | Mecânica estatística

Resumo

O estudo de transições de fase e fenômenos críticos é de grande importância, pois fornece um entendimento básico de mecanismos por trás da complexidade da matéria como, por exemplo, o mecanismo de Anderson-Higgs de geração de massa.Neste projeto, temos interesse em transições de fase de não-equilíbrio para um estado absorvente.Modelos apresentando esta transição de fase são definidos a partir das taxas de transição entre seus diferentes estadose contém um conjunto de estados (absorventes) do qual o sistema não pode escapar.Tais modelos têm diversas aplicações como, por exemplo, em suspensões oscilando periodicamente e na dinâmica de vórtices supercondutores.Sistemas reais contém flutuações no espaço (desordem espacial) e no tempo (desordem temporal) cuja presença, por mais diminuta que seja, pode afetar drasticamente o comportamento crítico do sistema e alterar a classe de universalidade da transição.Os objetivos desse projeto são de ampliar o entendimento do comportamento crítico causado pela desordemestudando (i) os efeitos de desordem em modelos exibindo transições de fase de não-equilíbrio,e (ii) os efeitos conjuntos de desordem espacial e temporal (podendo ou não serem correlacionadas).Este projeto segue em colaboração com os Drs. Mário J. de Oliveira e Carlos E. Fiore, do Insituto de Física da USP,e com o Dr. Thomas Vojta, da Missouri S & T.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WADA, ALEXANDER H. O.; HOYOS, JOSE A.. Critical properties of the susceptible-exposed-infected model with correlated temporal disorder. Physical Review E, v. 103, n. 1, . (18/25441-3, 15/23849-7, 16/10826-1)
WADA, ALEXANDER H. O.; HOYOS, JOSE A.. Critical properties of the susceptible-exposed-infected model with correlated temporal disorder. PHYSICAL REVIEW E, v. 103, n. 1, p. 10-pg., . (15/23849-7, 18/25441-3, 16/10826-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.