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As estratégias de regulação das emoções de estudantes do ensino fundamental de uma escola pública

Processo: 19/01542-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Evely Boruchovitch
Beneficiário:Carolina Serracchiani Ananias
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia escolar   Ensino fundamental   Escola pública   Aprendizagem   Rendimento escolar   Práticas pedagógicas   Coleta de dados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aprendizagem | Autorregulação da aprendizagem | autorregulação das emoções | desempenho escolar | Aprendizagem Humana

Resumo

A aprendizagem autorregulada é um construto multidimensional muito relevante para a Psicologia Escolar e Educacional, nos dias de hoje. Envolve o esforço ativo e a responsabilidade do estudante pelo seu próprio processo de aprender, bem como a interdependência de fatores cognitivos, metacognitivos, motivacionais, afetivos e sociais. A autorregulação das emoções é um dos componentes-chave da aprendizagem autorregulada. Evidências mostram que estudantes que conhecem, regulam e controlam suas emoções no contexto educativo tendem a ter rendimento escolar melhor. Embora se reconheça a relevância da afetividade para a aprendizagem, esse tema ainda é pouco estudado em nosso meio, sobretudo na perspectiva da autorregulação da aprendizagem. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar as estratégias de regulação da emoção de escolares do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo. Pretende-se também examinar se existem diferenças nessas estratégias em relação ao desempenho escolar, à idade, ao ano escolar e ao sexo. Prevê-se a participação de aproximadamente 120 estudantes dos 3os, 5os, 7os e 9os anos, de ambos os sexos e de faixa etária variando entre 8 a 14 anos. Após a aprovação do projeto no Comitê de ética, os dados serão coletados por meio de uma escala do tipo likert e analisados pelos procedimentos da estatística descritiva e inferencial. Acredita-se que o conhecimento a ser obtido possa ser útil para melhorar o desempenho escolar dos estudantes, bem como para nortear práticas pedagógicas orientadas a ajuda-los a lidarem melhor com suas emoções no contexto educativo.

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