Busca avançada
Ano de início
Entree

Sítios de protonação e coordenação de glifosato com metais

Processo: 19/12808-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2019
Vigência (Término): 30 de junho de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Thiago Carita Correra
Beneficiário:Guilherme Obeid
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/15962-5 - Mecanismos de reação de sistemas catalíticos assimétricos por espectrometria de massas e espectroscopia vibracional de íons na fase gasosa, AP.JP
Assunto(s):Meio ambiente   Glifosato   Biodisponibilidade   Espectrometria de massas   Espectroscopia vibracional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cálculos Teóricos | Coordenação | Espectrometria de massas | Espectroscopia Vibracional | Meio Ambiente | protonação | Espectrometria de massas

Resumo

O glifosato é um defensivo agrícola utilizado em larga escala mundialmente, associado principalmente ao cultivo da soja transgênica. Esse herbicida é suspeito de estar associado a casos de câncer e outras doenças, o que promoveu um grande movimento pelo seu banimento, sobretudo na Europa. Entretanto, por conta das regulamentações nacionais, o Brasil continua sendo um grande usuário desse defensivo e alguns estudos sugerem que o uso deste deve até aumentar em nosso país, devido à diminuição de demanda em outros mercados. Apesar de ainda não ter sido claramente elucidada, a relação dessa espécie com organismos depende, entre outros fatores, da sua biodisponibilidade e da sua dispersão no meio. Por esse motivo, estudos fundamentais do glifosato se fazem necessários. Dada a natureza desse composto, que possui diversos grupos funcionais, torna-se importante determinar de forma precisa a sua ordem de protonação e desprotonação, assim como a interação com íons metálicos presentes no ambiente. Para tanto, diversas técnicas espectrométricas foram utilizadas, incluindo a técnica de ressonância magnética nuclear (RMN) de 1H e estudos de estrutura de raios X de sais de glifosatos e metais variados, como Ca2+, por exemplo. Os resultados obtidos por essas técnicas, entretanto, estão em discussão, como é o caso da ordem de protonação determinada por RMN de 1H, ou são consideradas complementares, como o caso da difração de raios X, por realizarem medições em condições experimentais muito distantes das condições ambientais. Por esse motivo, o presente projeto propõe o uso da espectrometria de massas acoplada a técnica de espectroscopia vibracional de íons, suportada por cálculos de estrutura eletrônica, para identificar os diferentes isômeros formados pelos processos de protonação, desprotonação e coordenação com o glifosato. Dessa forma, pretende-se obter no nível molecular uma descrição definitiva do equilíbrio de protonação dessa espécie em solução e os motivos de coordenação apresentados por essas espécies.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OBEID, GUILHERME; MORAES, GUSTAVO O.; PENNA, TATIANA C.; SCHENBERG, LEONARDO A.; DUCATI, LUCAS C.; CORRERA, THIAGO C.. Solvation effects on glyphosate protonation and deprotonation states evaluated by mass spectrometry and explicit solvation simulations. Journal of Chemical Physics, v. 158, n. 5, p. 12-pg., . (20/10246-0, 19/12808-9, 17/20262-0, 17/17750-3, 15/08539-1, 19/18727-0, 19/25634-9, 20/08894-4, 21/06726-0, 14/15962-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.