Busca avançada
Ano de início
Entree

Meditação em salas de aula de cursos de graduação na universidade pública

Processo: 19/04912-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2019
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2022
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rogerio Adolfo de Moura
Beneficiário:Graziella Toffolo Luiz Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Meditação   Ensino superior   Sala de aula   Graduação   Universidade pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | estudos do corpo | Meditação | Estudos do Corpo

Resumo

Algumas pesquisas realizaram intervenções de meditação no ensino superior e comprovaram diversos benefícios, tais como melhores níveis de concentração, relaxamento e bem-estar aos universitários (MAGEE, 2010, MENEZES, FIORENTIN e BIZARRO, 2012). Não obstante, tais pesquisas ainda são escassas (SHAPIRO, BROWN e ASTIN, 2008, p. 24). Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo propor meditação guiada (silenciosa e com a postura corporal adaptada à cadeira na sala de aula), de 5-10 minutos, durante dois semestres em salas de aula para alunos de graduação de diversos cursos na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Busca-se investigar com base em uma revisão bibliográfica sobre a meditação e os estudos do corpo (GREINER, 2005; GREINER, 2011; DAMÁSIO, 2004; QUILICI, 2018), em que medida a meditação pode propiciar uma relação mais harmoniosa entre o corpo e a mente dos estudantes, dado que existe uma forte separação entre corpo e mente na universidade (MOURA, 2010). A coleta de resultados consistirá em uma triangulação metodológica (FLICK, 2009, p. 361), que utilizará questionários anônimos, pintura de desenhos anônimos e rodas de conversa com os estudantes, além da confecção de um diário de pesquisa por parte da própria pesquisadora. Pretende-se assim ampliar os estudos do corpo no campo educacional, investigando as reflexões e os impactos que a prática meditativa pode trazer para o ensino superior. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PEREIRA, Graziella Toffolo Luiz. Meditação em salas de aula de cursos de graduação da universidade pública. 2022. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.