Bolsa 19/25255-8 - Instrumentação, Astrofísica solar - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das incertezas na determinação dos parâmetros de Stokes

Processo: 19/25255-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2020
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Luis Eduardo Antunes Vieira
Beneficiário:Adriany Rodrigues Barbosa
Supervisor: Andreas Lagg
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Max Planck Society, Gottingen, Alemanha  
Vinculado à bolsa:19/13181-0 - Análise das incertezas na determinação dos parâmetros de Stokes empregando o demonstrador de conceito do espectropolarímetro para o Galileo Solar Space Telescope (GSST/INPE), BP.MS
Assunto(s):Instrumentação   Astrofísica solar   Campo magnético solar   Sol   Desenvolvimento de tecnologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Física Solar | incertezas | instrumentação | parâmetros de Stokes | Instrumentação

Resumo

O estudo do campo magnético solar é de grande importância para a nossa sociedade de alta tecnologia. É o principal impulsionador de muitos fenômenos solares e, consequentemente, tem um enorme impacto no ambiente espacial terrestre. Uma melhor compreensão do campo magnético do Sol é fundamental para entender melhor como o Sol influencia a Terra. Portanto, o desenvolvimento de tecnologias para o estudo do Sol é essencial. Em particular, os métodos para medir o campo magnético solar usando telescópios terrestres ou telescópios em satélites. A técnica mais confiável e precisa para medições de campos magnéticos solares é baseada em espectropolarimetria, isto é, na caracterização do espectro solar em termos de intensidade e polarização (vetor de Stokes). O grupo de física solar do INPE está desenvolvendo um espectropolarímetro por meio do Projeto Galileo Solar Space Telescope (GSST). Dentro do projeto de mestrado, são investigados os recursos do GSST para determinar o vetor Stokes e as incertezas relacionadas. A proposta é que, durante o programa de intercâmbio da Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo (programa de intercâmbio FAPESP/BEPE), a aluna visite o Instituto Max Planck de Pesquisa em Sistemas Solares (MPS/Alemanha). O MPS é um dos institutos líderes mundiais em espectropolarimetria, envolvido no conceito, design, integração, operação e análise científica de dados de instrumentos terrestres e espaciais. A candidata terá a oportunidade de interagir com diferentes projetos em todas essas fases diferentes. A aluna de mestrado será apresentada a todos os métodos e tecnologias utilizados no MPS e estes serão comparado com os aplicados no INPE. Os resultados deste estudo não serão apenas de grande importância para o projeto de mestrado, mas também contribuirão para o projeto GSST como um todo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA, ADRIANY RODRIGUES; CARLESSO, FRANCIELE; VIEIRA, LUIS EDUARDO ANTUNES. Development of a proof-of-concept spectropolarimeter in the framework of the GSST mission: Characterization and performance analysis of a sCMOS image sensor. FRONTIERS IN ASTRONOMY AND SPACE SCIENCES, v. 9, p. 14-pg., . (19/25255-8, 21/13309-6, 19/13181-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.