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Leitura da literatura de cordel na escola pública: da oralização a prática de escrita

Processo: 19/03765-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Ana Lúcia Guedes Pinto
Beneficiário:Isis Parise Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura de cordel   Leitura e escrita   Oralidade   Escrita manual   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Leitura e Escrita | leitura de folheto de cordel | prática de leitura | Ensino de leitura e escrita

Resumo

A Literatura de Cordel faz parte da memória histórica, política e social do país e, em setembro de 2018, foi reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Tendo em vista sua importância, este projeto propõe investigar os possíveis impactos da leitura dessa literatura no ensino da língua portuguesa escrita com turmas de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, suscitando questões a respeito de olhar para os vários modos que a leitura oral se relaciona com a produção textual dos alunos; que impactos na criatividade e no repertório textual essa abordagem poderá trazer para as produções futuras e quais desafios precisarão ser superados a partir das atividades elaboradas. Nessa perspectiva, a proposta se desenvolve por meio de um enfoque cultural e literário e buscará constantemente o incentivo à leitura fruição e o apreço pelas diferentes formas de expressão cultural. Na metodologia do trabalho de campo, junto às atividades de leitura, estão previstas produções textuais coletivas e individuais, articuladas ao gênero cordel. Aproveitando essa oportunidade, a mediação da pesquisadora buscará enfocar à reescrita de textos como uma das formas de favorecer a análise da língua como sistema por parte dos alunos e a apropriação de suas normas. (AU)

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