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Sente o negro drama, vai, tenta ser feliz: as ambivalências do negro drama nos diários de Carolina Maria de Jesus e Lima Barreto

Processo: 19/22203-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de março de 2020
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Marcos Piason Natali
Beneficiário:Fernanda Silva e Sousa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura comparada   Literatura afro-brasileira   Diários   Negros   Escritores   Brasileiros
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carolina Maria de Jesus | diário | Lima Barreto | Literatura Afro-brasileira | raça | Racionais MCs | Teoria Literária e Literatura Comparada

Resumo

Elaborando a categoria negro drama como uma experiência específica da população negra na diáspora e, ao mesmo tempo, como um processo de narrativização dessa experiência, busca-se realizar análises comparativas de Diário Íntimo e de Diário do Hospício, escritos por Lima Barreto nas primeiras décadas do século XX no Rio de Janeiro, e de Quarto de Despejo: diário de uma favelada e Casa de Alvenaria: diário de uma ex-favelada, escritos por Carolina Maria de Jesus entre 1955 e 1961. O objetivo é investigar a emergência nessas produções, assim como na canção "Negro drama", dos Racionais MCs (2002), de ambivalências constitutivas do negro drama e como estas influenciam ou determinam as estratégias de auto-invenção empreendidas nas obras. Para isso, serão estabelecidos paralelos entre literatura e música, especialmente entre a literatura de autoria negra e a música negra, considerando procedimentos como repetição e improvisação, que se vinculam às ambivalências de uma arte que tem sido produzida no limiar entre prazer e terror, escravidão e liberdade, dominação e resistência. À luz disso, pretende-se também investigar como essas ambiguidades levam a constituição de um caráter trágico, associado às diferentes figurações da palavra "negro", que convoca a uma reflexão sobre os limites da categoria "humano". (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDA SILVA E SOUSA. Sem nomes e sem histórias, mas amados: a escrita da história da escravidão em Perder a mãe, de Saidiya Hartman. HISTORIA DA HISTORIOGRAFIA, v. 16, n. 41, . (19/22203-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUSA, Fernanda Silva e. A terrível beleza cotidiana do negro drama: uma leitura com e contra o arquivo da escravidão dos diários de Lima Barreto e Carolina Maria de Jesus. 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.