Busca avançada
Ano de início
Entree

Associações entre indicadores do ambiente construído com a prática de atividade física no tempo de lazer e como forma de transporte em adultos que vivem no Município de São Paulo

Processo: 20/01312-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2020
Vigência (Término): 31 de julho de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alex Antonio Florindo
Beneficiário:Inaian Pignatti Teixeira
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/17049-3 - Ambiente construído, atividade física e estado nutricional em adultos: um estudo longitudinal, AP.TEM
Assunto(s):Epidemiologia   Inquéritos epidemiológicos   Atividade física   Caminhada   Indicadores ambientais   Espaço urbano   Meio ambiente construído   Estudos de coortes   Adultos   São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Construído | Atividade Física | coorte | Epidemiologia | Epidemiologia, Atividade Física e Saúde

Resumo

O objetivo deste projeto será o desenvolvimento de indicadores walkability e a verificação das associações destes com a prática de atividade física em adultos que vivem em São Paulo, SP. Será um estudo de coorte que utilizará como base os endereços das residências da amostra de adultos do Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA) do ano de 2015 que será reavaliada em 2020. Os índices de walkability serão desenvolvidos com base em indicadores de ambiente construído de uso misto do solo (relação entre comércios, serviços e residências), conectividade de ruas, quantidade de residências e de pessoas em raios de 500 metros, de 1.000 metros e de 1.500 metros no entorno dos domicílios das pessoas que serão novamente entrevistadas. Serão utilizadas bases de dados disponíveis de ambiente construído que foram coletadas por meio de sistemas de informação geográficas e também por meio de processo de auditagem nos locais de residências e no ambiente de trabalho das pessoas. Serão construídos indicadores de walkability com base em estudos anteriores e os índices serão classificados em quintis. Os índices de walkability serão comparados com os dados de atividade física (caminhada) que foram coletados entre 2014-2015 e que serão novamente coletados em 2020 na amostra do ISA. Serão realizadas análises de regressões linear e logística multinível utilizando-se os grupos dos setores censitários e domicílios do ISA. As variáveis independentes serão os níveis de atividade física. O projeto terá duração de dois anos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FLORINDO, ALEX ANTONIO; ONITA, BIANCA MITIE; KNEBEL, MARGARETHE THAISI GARRO; WANDERLEY, RILDO DE SOUZA; TEIXEIRA, INAIAN PIGNATTI; TURRELL, GAVIN. Public Open Spaces and Leisure-Time Walking: A Longitudinal Study With Brazilian People in the COVID-19 Pandemic. JOURNAL OF PHYSICAL ACTIVITY & HEALTH, v. N/A, p. 7-pg., . (20/01312-0, 21/03277-0, 17/17049-3, 22/00692-9)
ALEX ANTONIO FLORINDO; GUILHERME STEFANO GOULARDINS; INAIAN PIGNATTI TEIXEIRA. Ciclovias, atividade física no lazer e hipertensão arterial: um estudo longitudinal. Estudos avançados, v. 37, n. 109, p. 105-124, . (20/01312-0, 17/17049-3)
INAIAN PIGNATTI TEIXEIRA; JAQUELINE LOPES PEREIRA; JOÃO PAULO DOS ANJOS SOUZA BARBOSA; ALINE VERONEZE DE MELLO; BIANCA MITIE ONITA; REGINA MARA FISBERG; ALEX ANTONIO FLORINDO. Validade da massa corporal e da estatura autorreferidas: relações com sexo, idade, atividade física e fatores de risco cardiometabólicos. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 24, . (20/01312-0, 12/22113-9, 17/05125-7, 17/17049-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.