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Fortalecimento de interações mães-crianças com problemas de comportamento utilizando um programa de vídeo coaching remoto

Processo: 19/18674-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2020
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2021
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Beatriz Martins Linhares
Beneficiário:Rebeca Cristina de Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento infantil   Parentalidade   Relações mãe-filho   Laços   Psicologia da criança
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | Parentalidade | video coaching | Desenvolvimento infantil

Resumo

A primeira infância é sobremaneira relevante, pois é nesse período que ocorre o desenvolvimento de diferentes domínios. A qualidade da interação mãe-criança atua como variável preditora do desenvolvimento da criança, podendo moderar atenuando ou agravando efeitos negativos de fatores de risco para problemas de desenvolvimento. O objetivo do presente estudo é examinar a efetividade do Programa de intervenção Fortalecendo Laços para o fortalecimento de interações positivas entre mãe-criança (responsividade, reciprocidade e diretividade adaptativa) e aumento de comportamentos pró-sociais das crianças em amostra de mães e crianças entre 2 e 5 anos, em grupos diferenciados pela presença de problemas de comportamento das crianças. A amostra será composta por 40 mães e seus respectivos filhos, com idades entre dois e cinco anos, cujas famílias estejam vinculadas ao Programa de Saúde da Família ou crianças matriculadas em escolas públicas ou filantrópicas do munícipio de Ribeirão Preto. A coleta de dados envolverá três fases: avaliação pré-intervenção, intervenção e avaliação pós-intervenção. As mães participarão do Programa de intervenção Fortalecendo Laços, que envolve observação filmada da interação da díade mãe-criança, uma sessão presencial e video coaching. Para análise da observação da interação da díade mãe-criança serão aplicados os sistemas PARCHISY e Sistema de Dinâmica da Díade Mãe-criança. O comportamento da criança será avaliado pelo Questionário de Capacidades e Dificuldades. Os dados serão analisados por meio de de estatística descritiva intragrupos (Pré- vs. Pós- intervenção), e entre- grupos (diferenciados pela presença de problemas de comportamento). Os dados estatísticos serão processados pelo Statistical Package for Social Sciences (SPSS, versão 25.0). O nível de significância adotado será de p d 0,05. (AU)

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