Busca avançada
Ano de início
Entree

Apetite de pacientes com insuficiência cardíaca e sua relação com qualidade de vida e sintomas depressivos

Processo: 20/02690-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Camila Takáo Lopes
Beneficiário:Gabriela de Angeli de Martini
Instituição Sede: Escola Paulista de Enfermagem (EPE). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cardiologia   Insuficiência cardíaca   Depressão   Apetite   Qualidade de vida   Pacientes   Sinais e sintomas   Métodos de análise   Regressão linear   Estudo observacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:apetite | depressão | Insuficiência Cardíaca | Qualidade De Vida | Cardiologia

Resumo

No Brasil, existe uma carência de estudos que associam depressão, apetite e qualidade de vida (QV) em pacientes com insuficiência cardíaca (IC). O conhecimento adquirido com o seguinte estudo poderia contribuir para a melhora da QV desses pacientes, orientando intervenções mais adequadas. Objetivo: Verificar a relação entre sintomas depressivos, apetite e qualidade de vida em pacientes com insuficiência cardíaca hospitalizados. Materiais e métodos: Será realizado um estudo observacional, analítico, transversal com pacientes com IC hospitalizados em qualquer setor do Hospital São Paulo, por qualquer motivo. As variáveis independentes do estudo serão sintomas depressivos e apetite. A variável dependente será a QV. As covariáveis serão classificadas em sociodemográficas e clínicas. Os sintomas depressivos serão mensurados por meio do Inventário de Depressão de Beck II (BDI-II). O apetite será considerado uma variável contínua, mensurada de acordo com o Questionário Nutricional Simplificado de Apetite (QNSA). A qualidade de vida será considerada uma variável contínua, mensurada pelo Minnesota Living with Heart Failure Questionnaire (MLHFQ). As variáveis sociodemográficas e clínicas serão analisadas de forma descritiva, por meio de medidas de tendência central e dispersão. As relações entre o escore do MLHFQ, o escore da QNSA e a classificação do BDI serão verificadas por meio de regressão linear simples e múltipla, com controle para as covariáveis sociodemográficas e clínicas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MARTINI, GABRIELA DE ANGELI; GRISANTE, DAIANE LOPES; PONTES GONCALVES, ALEXIA LOUISIE; D'AGOSTINO, FABIO; LOPES, JULIANA DE LIMA; SANTOS, VINICIUS BATISTA; LOPES, CAMILA TAKAO. Relationships between Depressive Symptoms, Appetite, and Quality of Life in Heart Failure. WESTERN JOURNAL OF NURSING RESEARCH, v. N/A, p. 9-pg., . (20/02690-8)