Busca avançada
Ano de início
Entree

EFEITOS DO PEPTÍDEO SINTÉTICO DERIVADO DO SÍTIO REATIVO DO BAUHINIA BAUHINIOIDES KALLIKREIN PROTEINASE INHIBITOR (BbKI) NA INFLAMAÇÃO, REMODELAMENTO E ESTRESSE OXIDATIVO EM UM MODELO DE ASSOCIAÇÃO ASMA-DPOC.

Processo: 20/07359-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2020
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Beneficiário:Arthur Silva Costa
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:18/02537-5 - Caracterização da síndrome de sobreposição asma-DPOC (ACOS): estudos experimentais e clínicos, AP.TEM
Assunto(s):Asma   Doença pulmonar obstrutiva crônica   Inflamação   Pneumologia

Resumo

Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) são doenças respiratórias obstrutivas extensamente estudadas na área da saúde. A asma se caracteriza por uma inflamação crônica de vias aéreas, que afeta 1-18% da população em diversos países, compreendendo uma variedade de comorbidades. A DPOC é uma doença inflamatória crônica de vias aéreas, geralmente associada à exposição à gases nocivos, como o tabagismo. O processo inflamatório crônico da DPOC causa doença de pequenas vias aéreas (bronquite crônica) e destruição parenquimatosa (enfisema). Atualmente, há discussões científicas que abordam uma possível associação entre as duas doenças, tanto em seu mecanismo fisiopatológico, quanto nas suas propostas terapêuticas. Um aspecto importante da associação das duas doenças é o de remodelamento de vias aéreas; ambas as doenças podem causar remodelamento e limitação irreversível do fluxo aéreo. Os novos estudos sugerem que possa haver vias em comum entre as duas doenças, o que contribui para o remodelamento e, assim, aumento da morbimortalidade. Surge então a oportunidade de estudar manejos clínicos-farmacológicos neste cenário. O Bauhinia bauhinioides Kallikrein Proteinase Inhibitor (BbKI), é um composto estudado recentemente que pode ter um papel anti-inflamatório importante nas doenças crônicas. Por seu papel de inibidor de proteinase, surge a hipótese de que essa molécula possa favorecer pacientes com asma, DPOC ou com a associação entre as duas doenças. O presente estudo visa analisar possíveis desfechos do uso do BbKI em modelos experimentais de asma, DPOC e associação asma-DPOC.