Busca avançada
Ano de início
Entree

A pedagogia progressista na literatura de Graciliano Ramos

Processo: 19/10937-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2021
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Alfredo Cesar Barbosa de Melo
Beneficiário:Laura Armbrust Castanho de Mello Arruda
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Política educacional   Literatura   Ficção (literatura)   Progresso   Graciliano Ramos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Graciliano Ramos | pedagogia | Pós-colonial | Progresso | literatura, política e educação

Resumo

O presente projeto pretende estudar o modo como Graciliano Ramos, por meio de sua ficção e outros textos literários, intervém no debate nacional sobre educação. Examinaremos os pressupostos progressistas de sua ideia de pedagogia, no diálogo com as ideias da Escola Nova de promoção da educação como indutora da ação cidadã, ao mesmo tempo que também estudaremos a hierarquização e subalternização de culturas embutidas nessa ideia de progresso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)