Busca avançada
Ano de início
Entree

Construindo índices compostos de resiliência a desastres, incorporando benchmarking e cenários para tomadores de decisão

Processo: 20/15729-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2021
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Acordo de Cooperação: Belmont Forum
Pesquisador responsável:Adelaide Cassia Nardocci
Beneficiário:Marina Batalini de Macedo
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:19/23393-4 - MADIS gerenciamento de riscos de desatres e resiliência social (MADIS), AP.R
Assunto(s):Desastres ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:disaster resilience | environmental sanitation | impacts of flood | making decision | observatory | resilência a desastres naturais

Resumo

Este projeto é uma pesquisa colaborativa com vários parceiros interacionais com experiência diversa em gestão de risco de desastres visando a construção de indicadores de risco e vulnerabilidade e o compartilhamento de informações para melhorar a resiliência a desastres na América do Sul e no estado de São Paulo. O candidato trabalhará em colaboração com o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT, Roorkee) para troca de experiência sobre identificação de dados e modelos disponíveis para avaliar o risco de inundação. Esta colaboração entre a USP e o IIT contribuirá para a identificação de padrões e protocolos para arquivamento e calibração de modelos regionais de risco de inundação. Em cooperação com o IIT, o objetivo deste posdoc contribuir para a adaptação climática por meio da reavaliação de estações de tratamento de águas residuais em um contexto de risco de inundação. O processo de desenvolvimento e teste piloto de um Índice de Eficácia de Resiliência a Desastres (DREI) também contribuirá com a equipe na consolidação de tecnologias de sensoriamento remoto, abordagens e métodos de inteligência artificial e big data e tomada de decisão baseada em evidências para previsão de risco de inundação, resposta e preparação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MACEDO, MARINA BATALINI; MENDIONDO, EDUARDO MARIO; PEPE RAZZOLINI, MARIA TEREZA; GOEL, N. K.; ARYA, DHYAN S.; KURIAN, MATHEW; NARDOCCI, ADELAIDE CASSIA. Multi-stage resilience analysis of the nexus flood-sanitation-public health in urban environments: a theoretical framework. URBAN WATER JOURNAL, v. N/A, p. 18-pg., . (19/23393-4, 20/15729-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.