Busca avançada
Ano de início
Entree

Eficácia de um protocolo de exercício aeróbio associado a fotobiomodulação com dosagem progressiva no nível da dor e qualidade de vida relacionada com a saúde de mulheres com fibromialgia

Processo: 20/01513-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2020
Vigência (Término): 30 de novembro de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Ana Claudia Muniz Renno
Beneficiário:Patrícia Gabrielli Vassão Alves Arakaki
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Dor   Treinamento aeróbio   Exercício físico   Fibromialgia   Qualidade de vida

Resumo

A fibromialgia (FM) é caracterizada pela dor muscular generalizada crônica, que acomete principalmente mulheres. Vários estudos já mostraram que exercícios aeróbicos são efetivos para a melhora da dor e da qualidade de vida desta população; outros estudos já mostraram que a fotobiomodulação (FBM) também é efetiva neste sentido. No entanto, não há consenso na literatura a respeito dos melhores parâmetros de FBM para tratar pacientes com FM, bem como em dosagem progressiva ao longo do tratamento. Assim, o objetivo deste estudo será verificar o efeito da associação de um protocolo de exercício aeróbio associado a FBM, com dosagem progressiva, no nível de dor e na qualidade de vida relacionado a saúde de mulheres com FM. Quarenta mulheres serão randomizadas e divididas em quatro grupos: GEFA: grupo exercício e FBM ativa, GEFP: grupo exercício e FBM placebo, GFA: FBM ativa ou GFP: FBM placebo. Antes da primeira sessão, após a última sessão de tratamento, e um follow-up de 26 e 52 semanas após a primeira avaliação, será avaliada a dor através da Escala Visual Analógica (EVA), limiar de dor à pressão, Impacto da Fibromialgia na qualidade de vida, qualidade de vida pelo SF-36, Nível de fadiga pelo FSS, nível de atividade física pelo IPAQ, Teste Timed Up-and-Go (TUG) e a capacidade funcional pelo Teste de Caminhada de 6 minutos (TC6). As intervenções terão duração de 12 semanas, 2 vezes por semana com a realização do exercício aeróbio em bicicleta estacionária e progressão de carga através do teste cardiorrespiratório.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALES, ABDIAS FERNANDO SIMON; PANDOLFO, ISABELLA LIBA; DE ALMEIDA CRUZ, MATHEUS; PARISI, JULIA RISSO; GARCIA, LIVIA ASSIS; MARTIGNAGO, CINTIA CRISTINA SANTI; RENNO, ANA CLAUDIA MUNIZ; VASSAO, PATRICIA GABRIELLI. Intense Pulsed Light on skin rejuvenation: a systematic review. ARCHIVES OF DERMATOLOGICAL RESEARCH, OCT 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.