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Percepção de pacientes sobre o atendimento clínico recebido em clínica odontológica universitária

Processo: 20/14102-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2021
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Luciane Miranda Guerra
Beneficiário:Mayla Thais Castellari
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia aplicada   Educação em odontologia   Relações dentista-paciente   Clínicas odontológicas   Faculdades de odontologia   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clínicas odontológicas | Educação em Odontologia | Faculdades de Odontologia | Relações dentista-paciente | Psicologia aplicada

Resumo

O número de faculdades de odontologia no Brasil vem crescendo significativamente nos últimos 20 anos. Até o ano de 2019 havia no Brasil um total de 412 cursos de odontologia. As disciplinas clínicas compõem o currículo de todas as faculdades de odontologia, quer sejam públicas ou privadas e especificamente na disciplina que integra todas as áreas da formação (geralmente denominada Clínica Integrada), os estudantes são estimulados a uma atitude na perspectiva da saúde geral e a um olhar amplo, global do paciente, que não seja focado somente na cavidade bucal. Nesse sentido, cresce a preocupação e a motivação do aluno em atender as expectativas dos pacientes, as quais extrapolam os aspectos bucais, ou seja: os pacientes esperam, além da resolução de seu problema bucal, acolhimento, escuta qualificada, conforto, informações claras e compreensíveis, atendimento humanizado, etc. Estudos sobre a percepção do usuário podem colaborar para o planejamento de medidas que visem melhorar ainda mais o ensino e o atendimento, possibilitando o reconhecimento de falhas e limitações, ou até mesmo atitudes que podem ser aperfeiçoadas, buscando sempre a qualificação do atendimento e da relação paciente - profissional. Objetivo: compreender a percepção de pacientes sobre o atendimento clínico recebido em clínica odontológica universitária. Participantes e Método: Desenho clínico-qualitativo. Trata-se de um método trazido e refinado das Ciências Humanas. A amostra será construída intencional e sequencialmente, por pacientes vinculados aos alunos do 9º período de graduação em odontologia da FOP/UNICAMP, que se dispuserem a participar da pesquisa. O fechamento da amostra será por saturação. Importa referir que a escolha por pacientes que estejam sendo atendidos especificamente por alunos do 9° período é devida ao fato de que nesse ponto da formação, espera-se que as habilidades relacionais do aluno já estejam consolidadas, uma vez que todas as disciplinas relacionadas a esse conteúdo já forma ministradas, e o quesito relacional é o que está diretamente implicado nas percepções do paciente, alvo desta investigação. Será aplicada a técnica da entrevista semidirigida de questões abertas e em profundidade. O material das entrevistas será audiogravado, posteriormente transcrito na íntegra e tratado pela Análise Clínico Qualitativa de Conteúdo, uma abordagem investigativa humanística, desenvolvida para settings clínicos. A operacionalização em campo é precedida por uma fase de aculturação, com intuito de promover a inserção do pesquisador ao setting assistencial escolhido. O tratamento dos dados será feito pela Análise Clínico-Qualitativa de Conteúdo, com categorias emergentes. Resultados esperados: Compreensão científica das percepções dos pacientes sobre atendimento clínico universitário, uma vez que a percepção dos pacientes sobre o atendimento em clínica-escola influencia na ciência de possíveis falhas e/ou pontos a serem melhorados antes não detectados. As conclusões obtidas e publicadas deverão contribuir para um maior e melhor entendimento das percepções dos pacientes acerca do atendimento recebido em clínica escola, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento do atendimento visto que somente o paciente é capaz de expressar aquilo que sente perante à sua assistência. (AU)

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