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Sujeitos nulos genéricos e existenciais: avaliando a gramática infantil e adulta

Processo: 20/12650-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2021
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Elaine Bicudo Grolla
Beneficiário:Karina Gomes Bertolino
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem   Leitura   Sujeito   Gramática   Português do Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estruturas impessoais nulas | parâmetro do sujeito nulo | sujeito nulo existencial | sujeito nulo genérico | Aquisição da linguagem

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar impessoais nulas com leitura genérica e existencial em Português Brasileiro (PB), levando em conta tanto a gramática infantil como a adulta. Adotamos a perspectiva paramétrica, de acordo com a qual a distribuição de sujeitos nulos entre diferentes línguas é explicada pela interação de três parâmetros: D em T, P em T e EPP phi-dependente (Holmberg, 2010a). A literatura sobre o PB não chegou a um consenso sobre a leitura de impessoais nulas sem uma marca explícita de genericidade (expressões tais como "normalmente", "geralmente" e modais de necessidade deônticos). Por exemplo, embora Rodrigues (2004) afirme que tais sentenças têm uma leitura genérica, Carvalho (2019) argumenta que essas sentenças têm uma leitura existencial. Neste projeto, propomos um estudo experimental com falantes nativos de PB que buscará uma avaliação objetiva sobre os julgamentos de estruturas impessoais. Propomos também um estudo comparativo entre diferentes línguas de sujeito nulo, com o objetivo de construir uma tipologia dos sujeitos nulos existenciais. Essa pesquisa poderá suportar ou levantar problemas para a hipótese de uma distribuição paramétrica dos sujeitos nulos. Este projeto também tem como objetivo estudar a produção de sujeitos nulos existenciais e genéricos na fala espontânea de crianças adquirindo PB, visando alcançar adequação explanatória na teoria sobre impessoais nulas. (AU)

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