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A divulgação da linguística no Brasil: o que dizem e como falam os linguistas ao público leigo

Processo: 21/07252-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2022
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Carlos Félix Piovezani Filho
Beneficiário:Caio Vinícius da Silva Barros
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Divulgação científica   Retórica   Análise do discurso   Inquéritos e questionários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise do Discurso | Divulgação Científica | história das idéias lingüísticas | Linguística | Retórica | Análise do discurso; Retórica; História das ideias linguísticas

Resumo

Este projeto pretende analisar discursos sobre a divulgação da Linguística no Brasil, por meio da descrição e da interpretação do que dizem e de como falam especialistas e formandos de Cursos de Linguística, em ocasiões nas quais se dirigem ao público leigo. Com base nessa análise, buscaremos depreender algumas das principais conquistas que a divulgação científica da Linguística já alcançou no país e algumas das principais dificuldades que ela ainda enfrenta. O conjunto de dados a ser submetido à análise será composto pelas respostas a um questionário aplicado a três especialistas e a três graduandos do último ano de três Cursos de Linguística, que trata de suas formações e de suas experiências na divulgação da Linguística. A Análise do discurso de linha francesa e as interfaces entre a AD, a História das ideias linguísticas e a Retórica constituirão a fundamentação teórica e metodológica de nossa pesquisa. Mais precisamente, nossos objetivos consistem nos seguintes: a) analisar como os linguistas e os formandos em Linguística avaliam seu papel na sociedade, quando apresentam seu ofício, os postulados já relativamente bem estabelecidos e os avanços mais ou menos recentes de seu campo de conhecimento aos leigos; b) examinar os discursos desses profissionais sobre o que dizem e sobre seus modos de dizer em circunstâncias de divulgação científica; c) e identificar afinidades e singularidades, conquistas e dificuldades nas experiências de formação e de atuação em práticas de divulgação da Linguística, considerando a diversidade de seus contextos, gêneros e modalidades linguísticas. A força e o alcance dos discursos do preconceito linguístico, por um lado, e a necessidade de se avançar na formação dos linguistas para a divulgação científica, por outro, concorrem para a reprodução desses preconceitos e para a conservação de empecilhos que dificultam a realização de interlocuções mais efetivas com o público leigo. Um passo importante para a superação desse quadro é o estabelecimento de um diagnóstico mais preciso dos fenômenos que o constituem. Este projeto pretende contribuir para esse diagnóstico e para outros avanços da divulgação da Linguística no Brasil. (AU)

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