Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento tópico da leishmaniose cutânea experimental com 8-hidroxiquinolina

Processo: 21/02392-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Luiz Felipe Domingues Passero
Beneficiário:Sarah Santos de Lima Melchert
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cremes   Fármacos   Leishmaniose cutânea   Leishmaniose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:creme | fármaco | Leishmaniose Cutânea | uso tópico | 8-hidroxiquinolina | Leishmanioses

Resumo

A leishmaniose é uma doença infecciosa não contagiosa causada por protozoários do gênero Leishmania que acometem mamíferos silvestres, domésticos e o homem. Entre as espécies descritas ao menos 20 são patogênicas ao homem, podendo ocasionar diferentes manifestações clinicas como a leishmaniose visceral, mucocutânea e cutânea. O tratamento clássico da leishmaniose é efetuado com antimonial pentavalente, anfotericina B ou miltefosina. Contudo, efeitos colaterais, alto custo, constante monitoramento médico e a baixa eficiência em alguns casos evidenciam a necessidade de se desenvolver novos fármacos seguros, eficazes, de uso tópico e que tenham baixo custo. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito terapêutico de um creme de uso tópico contendo 8-hidroxiquinolina em infecções causadas por Leishmania (Leishmania) amazonensis. Para isso, serão formulados dois cremes (catiônico e aniônico) contendo 8-hidroxiquinolina, e seus potenciais de absorção cutânea (in vitro) serão realizados. O creme que apresentar melhor absorção cutânea será selecionado para realização de testes in vivo. Para isso, camundongos BALB/c serão infectados na base da cauda e o creme aplicado topicamente durante 15 dias, uma vez ao dia. Após as aplicações, os animais experimentais serão eutanasiados, e o parasitismo cutâneo, assim como as alterações histológicas de pele serão quantificadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MELCHERT, Sarah Santos de Lima. Tratamento tópico da leishmaniose cutânea experimental com 8-hidroxiquinolina. 2024. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.