Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da aquisição de alimentos ultraprocessados e de alimentos de origem animal sobre a agrobiodiversidade no Brasil (2002-03, 2008-09 e 2017-18)

Processo: 21/08988-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Carlos Augusto Monteiro
Beneficiário:Fernanda Helena Marrocos Leite Villamarin
Instituição Sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Alimentos de origem animal   Brasil   Saúde global   Agrobiodiversidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:agrobiodiversidade | Alimentos de origem animal | Aquisição domiciliar | Brasil | Ultraprocessados | Saúde Global

Resumo

Embora a biodiversidade seja uma pré-condição para a preservação de recursos naturais e da vida, observa-se uma perda acelerada e inédita no número de espécies vegetais e animais que habitam o planeta. Um dos potenciais determinantes para o declínio da biodiversidade planetária são mudanças nos padrões de alimentação das sociedades humanas que levam à demanda por um número reduzido de espécies vegetais, como o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e de alimentos de origem animal. O objetivo deste estudo é investigar a influência da aquisição de alimentos ultraprocessados e de alimentos de origem animal sobre a agrobiodiversidade mobilizada por domicílios brasileiros. Agregados de domicílios correspondentes aos estratos amostrais da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) -2002-03, 2008-09 e 2017-18 - serão utilizados como unidade de análise do estudo. Alimentos e bebidas adquiridos ao longo de doze meses pelos agregados de domicílios estudados em cada pesquisa serão classificados, alternativamente, em alimentos ultraprocessados vs. não ultraprocessados e em alimentos de origem vegetal vs. origem animal. O total de gramas aportado por cada item de consumo será distribuído segundo as espécies vegetais mobilizadas na sua produção. As métricas 'Riqueza de Espécies' e 'Índice de diversidade de Shannon' serão aplicadas para investigar a biodiversidade mobilizada pela aquisição domiciliar de alimentos, em cada pesquisa, para o conjunto dos agregados de domicílios brasileiros e segundo quintos desses agregados conforme a participação no total de alimentos adquiridos de alimentos ultraprocessados ou de alimentos de origem animal. Todas as análises serão realizadas no módulo survey do software Stata, versão 14.2.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILLAMARIN, Fernanda Helena Marrocos Leite. Impacto da aquisição de alimentos ultraprocessados e da carne bovina sobre a agrobiodiversidade no Brasil (2017-18). 2023. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP/CIR) São Paulo.