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Efeitos do ensino sequencial ou simultâneo de tato na aquisição de um pequeno vocabulário em duas línguas estrangeiras

Processo: 22/02206-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2022
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Beneficiário:Beatriz Ponce de Leon Campos Pimentel Ferreira de Carvalho
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/50909-8 - INCT 2014: Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE): aprendizagem relacional e funcionamento simbólico, AP.TEM
Assunto(s):Bilinguismo   Comportamento verbal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bilinguismo | ensino de tato | Ensino sequencial | Ensino simultâneo | segunda língua | Comportamento Verbal

Resumo

Este estudo investigará o efeito do ensino tato, de forma simultânea ou sequencial, em duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol) na emergência de respostas intraverbais bidirecionais entre 1) as duas línguas estrangeiras e entre 2) as duas línguas estrangeiras e a língua nativa do participante. Ademais, será avaliado o efeito da ordem de ensino na manutenção das respostas intraverbais bidirecionais. Participarão quatro crianças no Estudo 1 e oito crianças no Estudo 2, que avaliarão, respectivamente, os efeitos do ensino simultâneo e sequencial de tato em duas línguas estrangeiras. Todos os participantes serão expostos às seguintes condições experimentais: 1) Teste pré-ensino de respostas intraverbais e de tato, para avaliar o repertório de respostas intraverbais bidirecionais antes da exposição à condição de ensino e definir os estímulos experimentais a serem utilizados; 2) Ensino de tato, durante o qual o experimentador apresentará cada estímulo simultaneamente à pergunta "O que é isso em inglês/espanhol?" e fornecerá a dica ecoica com a resposta correta em atraso progressivo; 3) Teste pós-ensino de intraverbal, que investigará a emergência de respostas intraverbais bidirecionais e; 4) Manutenção, que verificará o efeito da ordem de ensino na manutenção das respostas intraverbais bidirecionais. Os dados serão analisados comparando os dois estudos com relação ao: 1) número de respostas intraverbais bidirecionais corretas entre as duas línguas estrangeiras e entre as duas línguas estrangeiras e a língua nativa, 2) número de acertos no teste de manutenção de respostas intraverbais bidirecionais e, 3) número de blocos de ensino até critério de aprendizagem.

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