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"Fogo à vontade!" - lendo os massacres coloniais pelos filmes senegaleses "Emitai" (1971) e "Camp de Thiaroye" (1988), de Ousmane Sembène

Processo: 21/13569-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Raquel Gryszczenko Alves Gomes
Beneficiário:Aly Brenner Nogueira Pereira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Segunda Guerra Mundial (1939-1945)   História da África
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema senegalês | História e Cinema | massacres coloniais | Ousmane Sembène | Segunda Guerra Mundial | História da África

Resumo

Ousmane Sembène, conhecido como "pai do cinema africano", é um literato e cineasta senegalês que realizou diversos filmes; duas dessas obras retratam o Senegal colonial durante a década de 1940, em específico na Segunda Guerra Mundial. Emitai (1971) reconta um massacre que ocorreu no ano de 1942, em Casamansa, quando camponeses diolas se recusaram a dar aos comandantes coloniais um volume de arroz superior ao que eles realmente eram capazes de produzir. A revolta, liderada por Aline Diatta, acabou sendo fortemente reprimida. Camp de Thiaroye (1988), nossa segunda fonte primária, ambienta-se em Thiaroye, em 1944, e conta a história do massacre dos tirailleurs sénégalais que, depois de lutarem pela libertação francesa, voltam para o seu país e acabam sendo mortos pelos colonos. O objetivo do projeto é analisar tais fontes considerando suas singularidades como fontes cinematográficas, relacionando-as com autores mobilizados pela teoria pós-colonial, como Aimé Césaire e Frantz Fanon. Partindo do pressuposto de que ambas as obras contribuem para a memória da colonização francesa a partir da reconstituição de acontecimentos históricos, desejamos compará-las em termos de narrativa, com enfoque principal dado ao filme de 1971. Além disso, pretendemos pensar o caráter comunicador do cinema e o papel político-pedagógico na produção de Sembène, relacionando-a, assim, aos textos de Arnold Hauser e Walter Benjamin, sobre o caráter social da Arte.

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