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Identidades em movimento no ritmo da história: A Grain of Wheat e Petals of Blood, de Ngugi wa Thiong'o

Processo: 22/01730-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Laura Patricia Zuntini de Izarra
Beneficiário:Iuri da Silva Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura africana   Literatura e história   Literatura pós-colonial   Estudos literários   Indivíduo   Grupos sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Espaço | Identidade | Literatura e História | lugar | Literaturas Africanas de Língua Inglesa

Resumo

Esta dissertação analisa a relação entre espaço e identidade em A Grain of Wheat (2012 [1967]) e Petals of Blood (2018 [1977]), de Ngugi wa Thiong'o. Partiu-se do entendimento que essas obras guardam diálogo entre elas, por acompanharem os ritmos da nação: da luta pela independência ao pós-independência. Face aos eventos, os personagens participam da nação de maneiras diferentes, mas confluem no que diz respeito à elaboração da nação e das identidades enquanto lugar de concreção de valor e significado. O romance A Grain of Wheat discute a luta pela independência do Quênia, enquanto Petals of Blood retrata a sociedade queniana pós-independência, sugerindo respostas às questões levantadas pelo primeiro. Em ambos, quatro personagens vivem sob o jugo da história e a ela atribuem diferentes significados. Todos eles atravessados pela relação que os personagens cultivam com seus espaços e por meio dos quais revelam suas identidades. A investigação da relação entre espaço e identidade teve como horizontes teóricos norteadores, os Estudos Pós-Coloniais e a Geografia Humanista. O estudo apontou, através do mapeamento das experiências dos personagens, que em A Grain of Wheat há uma predominância de símbolos que interagem com as identidades e os lugares imaginados. Em Petals of Blood predomina a confecção de identidades junto ao social, à vida prática e imediata, visto ser urgente, como indicam os acontecimentos do romance, criar um lugar digno.

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