Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos de fontes proteicas vegetais na digestibilidade e balanço hídrico em gatos adultos

Processo: 22/07202-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2023
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Aulus Cavalieri Carciofi
Beneficiário:Isabel Ten Caten Bento
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Nutrição animal   Digestibilidade   Proteínas   Balanço hídrico   Teste de Tukey   Análise de variância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:concentrado proteico de soja | farinha de visceras de frango | glúten de milho | glúten de trigo | proteína | Nutrição e doenças nutricionais de cães e gatos.

Resumo

Atualmente as fontes proteicas em rações para felinos são majoritariamente de origem animal, porém por questões de sustentabilidade, custo e nutricionais, há inclusão de fontes vegetais como parte da oferta de aminoácidos. Dessa forma, o objetivo desse estudo será avaliar os efeitos da substituição de farinha de vísceras de frango (FVF) por proteína concentrada de soja (CS), glúten de milho (GM) e glúten de trigo (GT) em dietas para gatos, sobre a digestibilidade aparente dos nutrientes, balanço hídrico e características da urina: volume, pH e densidade. Será formulada uma ração controle contendo somente FVF como fonte proteica, esta será desdobrada em três dietas testes, nas quais CS, GM e GT substituirão 60% da proteína da dieta. Serão utilizados 24 gatos adultos, distribuídos em dois blocos com 12 animais, 4 rações e 3 repetições por ração em cada bloco, totalizando 6 repetições por dieta. Cada bloco incluirá 10 dias de adaptação às dietas e 7 dias de coleta total de fezes e urina para determinação da digestibilidade dos nutrientes, balanço hídrico e determinação das características urinárias (pH, densidade e volume). Para análise estatística do experimento, serão verificadas as pressuposições de homocedasticidade das variâncias e normalidade dos erros e, posteriormente, submetidos à análise de variância pelo teste F. Se diferenças forem verificadas, as médias serão comparadas pelo teste Tukey (P<0,05). Para todos os testes será considerada significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)