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Efeitos de um treinamento online para professores para manejo de problemas emocionais e comportamentais de alunos em sala de aula com o retorno presencial às aulas durante a pandemia COVID-19

Processo: 21/12492-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
Beneficiário:Rayra Santos de Souza
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):COVID-19   Crianças em idade escolar   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Covid-19 | crianças em idade escolar | escola | Problemas comportamentais | Problemas emocionais | Treinamento de Professores | Problemas emocionais e comportamentais infantis

Resumo

Problemas emocionais e comportamentais (PEC) em crianças interferem na qualidade do processo de ensino-aprendizagem. O necessário isolamento social incluindo a suspensão presencial das aulas associado à pandemia da COVID-19 aumentou esses problemas e, com o retorno presencial às aulas, professores podem apresentar dificuldades para o manejo de PEC impactando negativamente no aproveitamento escolar. O objetivo deste projeto é implementar e verificar os efeitos de um programa de treinamento de professores para o desenvolvimento de habilidades de manejo comportamental de seus alunos. O treinamento será realizado através de videoaulas que abordarão estratégias de manejo para problemas emocionais e comportamentais em sala de aula, dois encontros presenciais para reforço das orientações apresentadas nas videoaulas e encontros online com grupos de professores para monitoramento da intervenção. A amostra será composta por uma amostra total de 1840 participantes divididos em dois grupos (grupo controle/n=920 e grupo intervenção/n=920). A distribuição dos 920 participantes para cada grupo será: 25 professores do 2º ano do Ensino Fundamental I da rede municipal de Embu das Artes, 500 alunos desses professores, 375 pais desses alunos (estes serão selecionados aleatoriamente) e 20 professores das disciplinas de Artes e Espanhol que lecionam no 2º ano das salas sob regência dos 25 professores. Os instrumentos de coleta de dados são: Inventário de comportamentos para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Formulário para Professores (TRF/6-18), Inventário de Comportamentos Breve Monitor de Problemas (BPM-P/6-18), um questionário de caracterização sociodemográfica, checklists de registro semanais, registro de desempenho acadêmico e questionário de avaliação do treinamento e uso das estratégias. Com base em evidências científicas anteriores é esperado que a intervenção com professores melhore o funcionamento emocional e comportamental das crianças participantes. (AU)

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