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Educação Matemática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: possibilidades e relações a partir de uma escola do campo

Processo: 21/11937-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2022
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2026
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Marcus Vinicius Maltempi
Beneficiário:Andrei Luís Berres Hartmann
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/02251-2 - Educação matemática e os objetivos de desenvolvimento dustentável da ONU: entrelaçamentos entre perspectivas e práticas nacionais e internacionais, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação matemática   Etnomatemática   Escola rural   Qualidade de vida   Sustentabilidade   Objetivos de desenvolvimento sustentável   Agenda 2030   Região Noroeste   Rio Grande do Sul
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agenda 2030 | Educação Matemática Crítica | Escola de Ensino Médio do Campo | Etnomatemática | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | Educação Matemática

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar, apresentar e discutir aspectos da Educação Matemática nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, a partir de um estudo em uma escola do campo, localizada no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. O aporte teórico leva em conta vertentes da Educação Matemática, sobretudo a Educação Matemática Crítica e Etnomatemática. Para tanto, adota-se a abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, a qual considera métodos da análise de conteúdo para a categorização dos dados e resultados. Espera-se que a pesquisa contribua nos estudos sobre Educação Matemática e escola do campo, além de corroborar relações de conteúdos matemáticos para a vivência democrática e cidadã, assim como para a melhoria da qualidade de vida e da sustentabilidade, sejam estas sociais, econômicas ou ambientais. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUCAS CARATO MAZZI; ANDREI LUÍS BERRES HARTMANN; CRISTIANE AZEVEDO DOS SANTOS PESSOA. Educação Financeira e Justiça Social: reflexões no âmbito da Educação Matemática. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 38, . (21/11937-0, 23/02251-2)