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Problemas de roteamento de veículos com coletas e entregas sob incertezas nos tempos de viagem e demandas

Processo: 22/10993-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2022
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2025
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Alex Paranahyba de Abreu
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):23/08678-8 - Problemas de coleta e entrega verdes sob demandas e tempos de viagem incertos, BE.EP.MS
Assunto(s):Otimização robusta
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Otimização robusta | problema de coleta e entrega | Problema de Roteamento de Veículos | vehicle routing problem

Resumo

O problema de roteamento de veículos (VRP, do inglês vehicle routing problem) surge da necessidade de se promover eficiência na distribuição de produtos ou serviços entre clientes, fornecedores, parceiros e outros. A variante do VRP de interesse neste projeto aborda operações de coleta e entrega juntamente com janelas de tempo no cliente (PDPTW, do inglês pickup and delivery problem with time windows). Modelos matemáticos e métodos de solução propostos na literatura assumem que os tempos de viagem e as demandas são previamente conhecidos e invariáveis durante a execução das rotas, características que não se observa na prática. Assim, a fim de se abordar o problema de forma mais realista, o objetivo deste projeto é propor modelos e algoritmos para o PDPTW que considerem incertezas nos tempos de viagem e na demanda dos clientes. Para isso, pretende-se recorrer à Otimização Robusta (OR), que permite incorporar a essas abordagens conjuntos de incerteza que modelam a variação dos parâmetros incertos. Incorporar incertezas via OR ao PDPTW não é uma extensão trivial, pois as demandas podem ser pareadas entre clientes, e a carga do veículo não é necessariamente monotônica durante o percurso como em outros problemas de roteamento de veículos, o que dificulta o tratamento de incertezas usando as abordagens atuais. Assim, pretende-se contribuir com modelos e métodos de solução inovadores para o PDPTW, que possam também ser aplicados ou estendidos para outras variantes com coletas e entregas.

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