Busca avançada
Ano de início
Entree

"Caracterização da estatura final em pacientes pediátricos com diabetes mellitus tipo 1 diagnosticados durante a primeira década de vida"

Processo: 22/08961-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Raphael Del Roio Liberatore Junior
Beneficiário:Camila de Alcantara do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Estatura   Crescimento   Diabetes mellitus tipo 1   Endocrinologia pediátrica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixa estatura | crescimento | Diabetes tipo 1 | Endocrinologia Pediátrica

Resumo

Diabetes mellitus do tipo 1 é uma doença crônica caracterizada por hiperglicemia por consequência da deficiência absoluta de insulina, resultante da destruição progressiva de células beta pancreáticas, por um processo autoimune ou idiopático (GROSS et al, 2002).Em relação ao efeito do diabetes na capacidade da criança em atingir sua estatura final, existe ainda uma escassez e contradição de dados na literatura científica em âmbito nacional e internacional. Por um lado, diversos estudos demonstram restrição no crescimento de pacientes com diabetes tipo 1 em idades pré-puberal e puberal, sendo influenciado pelo controle glicêmico e a duração da doença (SANTI et al, 2019). Alguns autores ainda demonstram que a baixa estatura por diabetes do tipo 1 está relacionada à severidade de complicações microvasculares, como a nefropatia, sendo um importante preditor de progressão para microalbuminúria (MITCHELL, 2017). Já outros revelam que, a altura final alcançada por pacientes com diabetes mellitus tipo 1 aparenta ser minimamente inferior à população não afetada (MITCHELL, 2017). A velocidade de crescimento durante a infância é um fator diretamente relacionado à saúde da criança. Assim, o possível prejuízo no crescimento em pacientes de diabetes do tipo 1 é um indicativo de que mais estudos são necessários para otimizar seu tratamento e complicações a longo prazo.Objetivos: Desse modo, esse projeto pretende caracterizar a velocidade de crescimento e aquisição da estatura final em pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 1 durante a primeira década de vida, em comparação aos pacientes sadios.Métodos: É proposto uma análise retrospectiva de prontuários de pacientes pediátricos com diabetes tipo 1 em seguimento ambulatorial de Pediatria Endócrina e de Clínica Médica no HCFMRP-USP. Os pacientes serão avaliados quanto a sexo, idade de diagnóstico, sendo então calculada a média da hemoglobina glicada e do tratamento insulimênico para os períodos pré-puberal, puberal e pós-puberal. Por fim, será calculado, nos três períodos já estabelecidos, o número de desvios padrão da média de crescimento (escore Z) da criança em relação à população em geral, comparando com o valor de escore Z de estatura final da família da criança em relação à população.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)