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Preservação em movimento: patrimônio urbano industrial no trecho metroviário Brás-Tatuapé

Processo: 21/07573-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Manoela Rossinetti Rufinoni
Beneficiário:Davi Luis Galindo dos Santos
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):São Paulo (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Patrimônio arquitetônico industrial | Patrimônio Urbano | São Paulo (cidade) | Trecho metroviário Brás-Tatuapé | Preservação do Patrimônio Industrial

Resumo

O presente projeto de pesquisa objetiva investigar e analisar a valorização e reconhecimento do patrimônio urbano industrial localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, especificamente no trecho metroviário Brás-Tatuapé, eixo urbano que tem sido visto/apreendido/vivido por milhares de pessoas cotidianamente, em grande medida, a partir da velocidade, por meio do deslocamento no transporte coletivo. Diante da velocidade dos deslocamentos e do ritmo acelerado imposto às experiências urbanas na contemporaneidade, a pesquisa propõe investigar o reconhecimento patrimonial de parcelas da cidade vistas e apreendidas por tais condições, buscando referências teóricas e metodológicas na experimentação psicogeográfica articulada aos deslocamentos motorizados e no diálogo com trabalhos artísticos que têm explorado o registro do movimento e da velocidade em suas produções. Como evento de pesquisa, selecionamos o eixo metroviário que acompanha a avenida Radial Leste, na cidade de São Paulo: a linha Leste-Oeste do Metrô, entre as estações Brás e Tatuapé, um recorte da cidade particularmente relevante para compreendermos os processos de transformação urbana e as diferentes temporalidades impressas na materialidade edificada que se apreende a partir do transporte coletivo. A partir dessa perspectiva, a investigação objetiva construir bases que potencializem o debate sobre a apropriação coletiva do patrimônio urbano ao longo desse percurso, considerando as condições de seu reconhecimento na contemporaneidade, assim como sua inserção, continuidade e descontinuidade na construção do imaginário estético e político da cidade de São Paulo.

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