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O russo David Widhopff e a representação de temáticas brasileiras entre a França e Belém do Pará (1895-1910)

Processo: 22/10872-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2022
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2024
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Elaine Cristina Dias
Beneficiário:Laura Camila Silva da Silva
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/11441-0 - O russo David Widhopff na França: formação artística e o círculo de ilustradores de Montmartre (1887-1910), BE.EP.MS
Assunto(s):Simbolismo   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Belém do Pará | David Widhopff | ilustrações | Simbolismo | Historia da Arte

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar obras do ilustrador russo David Widhopff (1867-1933) em sua passagem por Belém entre os anos de 1893 a 1896, atualmente preservadas em museus nacionais. Widhopff circulou por diversos ambientes artísticos, dentre eles a Academia Imperial de Odessa, a Academia de Belas Artes de Munique e, em Paris, a Académie Julian. Trabalhou nos jornais parisienses Artiste e Illustration, dentre outros, antes de sua vinda ao Brasil. Em sua passagem por Belém, Widhoff dedica-se a ilustrar diversos temas brasileiros e, em sua volta a Paris, em 1896, adentra o grupo de artistas de Montmartre e a equipe do Courrier Français. Mantém contato com o Brasil e continua a ilustrar temas locais a partir de modelos europeus. Neste conjunto de obras, aquelas que constituem o objeto central deste projeto estão "Regência Musical"; "A Anna Politova" (1895); "Alegoria em homenagem a Carlos Gomes" (1896); "Sua majestade Joana e seu pintor" (1895); "A mulata paraense" (1895) e as 12 ilustrações realizadas para a segunda edição do livro "Horto" (1910), de Auta de Souza. A pesquisa propõe estudar as obras de temáticas brasileiras e analisar como o artista, durante sua estadia em Belém e após seu retorno à Europa, relacionou-se com os círculos artísticos locais e internacionais, como suas obras foram compostas e as motivações presentes na manutenção do seu contato com o Brasil.

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