Busca avançada
Ano de início
Entree

Memórias de infâncias em narrativas dissidentes do sistema sexo/gênero: cartografando modos de existências na cidade de Jauru - Mato Grosso.

Processo: 22/01020-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Leonardo Lemos de Souza
Beneficiário:Hugo Higino Perez de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Mapeamento geográfico   Memória
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartografia | Infâncias | Lgbti+ | memória | narrativas de vida | Gêneros e sexualidades

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo cartografar os processos de subjetivação de crianças dissidentes do sistema cisheteronormativo, mediante a narrativa de memórias de infâncias, produzidas por pessoas adultas LGBTI+s que viveram suas infâncias em Jauru / MT. Tomaremos como base para a produção dos mapas a memória narrada e a produção de narrativas de vida, ancorados em Maurice Halbwachs, Ecléa Bosi e Walter Benjamin, em diálogo com os princípios da filosofia da diferença de Deleuze e Guattari. Buscaremos ao menos cinco pessoas adultas autodeclaradas LGBTI+s, portanto, dissidentes do sistema sexo/gênero que aceitem compor a presente pesquisa. Após o primeiro contato, serão realizados encontros individuais com cada participante denominado "bate papo", que posteriormente se transformará na narrativa de vida de cada um. Os "bate papos" serão registrados em áudio e vídeo, podendo ocorrer de maneira presencial ou virtual. Tanto o método, quanto a análise desta cartografia se dá mediante a inspiração teórico-metodológica nos estudos interseccionais, feministas e decoloniais. Acompanhará essas narrativas a do próprio autor do trabalho em interlocução com as demais. Pretende-se problematizar os mapas produzidos, buscando as linhas de fuga, as redes de associações e estratégias de sobrevivência que as pessoas participantes da pesquisa produziram na sua experiência enquanto uma criança LGBTI+s, evidenciando os processos de resistência ao processo de colonialidade da vida. Pretende-se assim, tencionar e transformar a relação entre os estudos das infâncias e os estudos de gênero e sexualidade na contemporaneidade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)