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Educação para a cidadania e formação do sujeito-leitor nos livros didáticos pós-BNCC: análise a partir do referencial teórico-epistemológico da hermenêutica objetiva

Processo: 21/15222-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2023
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Luiz Roberto Gomes
Beneficiário:Ana Paula dos Santos de Sá
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):24/21649-0 - Cidadania digital e (multi)letramentos nos currículos do brasil e de portugal: análise de obras didáticas, BE.EP.PD
Assunto(s):Educação para cidadania   Livro didático   Sujeito   Formação de leitores   Hermenêutica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bncc | educação e cidadania | ensino de leitura | Hermenêutica Objetiva | Livros didáticos | Sujeito-leitor | Livros Didáticos / Hermenêutica Objetiva

Resumo

A proposta deste projeto é analisar de que modo as diretrizes da BNCC acerca do trabalho didático-pedagógico a ser desenvolvido com o tema da cidadania e da vida social têm sido interpretadas e colocadas em prática por livros didáticos do ensino médio, com enfoque no papel atribuído ao sujeito-leitor em tais propostas de ensino. Para tanto, o estudo fundamenta-se nas concepções freireanas de educação e em teorias sobre o lugar do leitor no ato de ler. Integram o corpus de pesquisa obras da área de Linguagens e de Projetos de Vida distribuídas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e pelo programa SP Faz Escola, da Secretaria de Educação do Governo de São Paulo (SEDUC-SP). Quanto à metodologia, recorremos aos aportes teórico-metodológicos da Hermenêutica Objetiva, uma variante da pesquisa social qualitativa atenta às tensões entre aspiração e prática pedagógicas, mas ainda inexplorada no campo de estudos sobre livros didáticos. Trata-se, portanto, de uma investigação de viés qualitativo, fundamentada no método hermenêutico objetivo e na pesquisa bibliográfica e documental, que visa contribuir com a elaboração de diagnósticos e com a identificação e a discussão de evidências sobre a efetividade das práticas pedagógicas que embasam a implementação de políticas educacionais. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA DOS SANTOS DE SÁ; CARLINDA LEITE. Exercícios de leitura pessoal em livros escolares do Brasil e de Portugal. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, . (21/15222-5)