Busca avançada
Ano de início
Entree

Castañega e Ciruelo: cultura escrita no limiar do discurso antissupersticioso na Espanha quinhentista

Processo: 23/01967-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2023
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2024
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Moderna e Contemporânea
Pesquisador responsável:Ana Paula Torres Megiani
Beneficiário:Lucas Albertini Leal
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Inquisição   Superstição   História ibérica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura escrita | Inquisição | Livro antigo | Superstição | tratado | História Ibérica

Resumo

Em meio às crises moral e religiosa, instabilidades políticas e incertezas vivenciais do início da Idade Moderna, o discurso antissupersticioso manifestou-se na Espanha vinculado à demonologia, resultando na "satanização" de oponentes do poder instituído. No raiar do século XVI, originaram os "tratados antissupersticiosos", um gênero literário que transitava entre o que era desejável ser divulgado e o que não era, pois disseminava, paradoxalmente, o que combatia: as "superstições", práticas mágicas através das quais o Diabo controlaria os fiéis.Este projeto busca investigar e analisar a materialidade de duas obras pertencentes ao gênero supradito: o Tratado de las supersticiones y hechicerías (1529), de Martín de Castañega, e a Reprobación de las supersticiones y hechicerías (1538), de Pedro Sánchez Ciruelo, visando a descrever o seu processo de produção e circulação. Além disso, busca compreender como os "autores", cujas trajetórias distintas miram as relações fundantes dum gênero autêntico e novo que, não obstante, congrega estruturas literárias de outrora, em relação tanto à forma quanto ao conteúdo. Dentre os possíveis caminhos a serem percorridos, visamos ao estudo da trajetória destas obras, bem como das suas matérias-primas, e como estas articulam-se ao seu contexto de produção, podendo inclusive "traduzi-lo" em suas muitas dimensões. Deste modo, pode-se dizer que o nosso maior objetivo é demonstrar quais dimensões são estas e o que as mesmas revelam acerca da constituição e das modificações sofridas pelos seus exemplares sobreviventes no presente. Finalmente, esperamos que, à luz da História da Cultura Escrita, esta questão possa ser melhor abordada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)