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Mídia, cultura e sustentabilidade ambiental

Processo: 22/06519-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2024
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Danilo Rothberg
Beneficiário:Francine Ferreira de Nardi Golia
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/14424-9 - MÍDIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: uma experiência educacional do Uruguai, BE.EP.MS
Assunto(s):Sustentabilidade   Comunicação pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:enquadramento midiático | Exposições culturais | Sustentabilidade Ambiental | Comunicação pública

Resumo

A cultura é assegurada como direito pela Constituição, e a arte se apresenta como um importante meio para estabelecer trocas, gerar reflexões e estruturar significados, valores, questionamentos e diferenças. Quando dialogam com a sustentabilidade ambiental, as criações artísticas trazem à luz uma narrativa crítica, que inclusive pode representar, simbolicamente, as ameaças à qualidade ambiental. Este projeto tem o objetivo de gerar a compreensão da repercussão midiática de exposições culturais que tenham conexões com a sustentabilidade ambiental, em especial a preservação de recursos hídricos. A pesquisa pretende, por meio da metodologia de análise de enquadramento, caracterizar a repercussão de exposições artísticas sobre a temática da água, ambiente e sustentabilidade na cobertura dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e revista Veja, analisando-a sob categorias específicas: temas dominantes, formas de fruição cultural propostas, representações simbólicas predominantes, consequências enfatizadas, conexões sugeridas, atitudes e comportamentos relacionados, recursos expográficos e curatoriais explorados. Ao identificar como estes aspectos foram midiatizados, a pesquisa deve contribuir para a identificação de como as mídias estudadas se construíram como atores sociais à medida que tenderam a favorecer determinados comportamentos e atitudes em relação ao meio ambiente.

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