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Efeito de intervenção sensório-motora na leitura e tarefas motoras em crianças com dislexia

Processo: 23/02947-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2024
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:José Angelo Barela
Beneficiário:Crislaine da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Intervenção   Leitura   Visão   Comportamento motor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:intervenção | Leitura | Movimento dos Olhos | visao | Comportamento Motor

Resumo

A tarefa de ler não é trivial e envolve aspectos cognitivos e mecanismos de identificar o conjunto de letras e palavras. Um destes mecanismos é o uso apropriado de movimentos dos olhos. Estratégias variadas têm sido propostas e utilizadas para amenizar as dificuldades de leitura e escrita em crianças com dislexia. Recentemente, demonstramos o efeito agudo de um filtro verde que melhorou o desempenho na leitura de crianças com dislexia. Ainda, efeitos no desempenho da leitura também foram observados com o uso de atividades computacionais, direcionadas para estimular aspectos visuais específicos envolvidos na leitura. Finalmente, atividades motoras específicas também poderiam propiciar estímulos específicos para melhora da leitura e dos movimentos dos olhos. Portanto, o objetivo do presente é examinar o efeito de um programa de intervenção sensório-motora no desempenho e no movimento dos olhos durante leitura e no comportamento motor de crianças com dislexia. Vinte crianças com dislexia participarão do presente estudo (idades entre 8 e 12 anos). Inicialmente, as crianças serão avaliadas (T1) a partir de testes neuropsicológicos, velocidade da leitura, padrão de movimento dos olhos durante leitura, coordenação manual e controle postural. Posteriormente, as crianças participarão de um programa de intervenção sensório motora. Esse programa será composto por atividades motoras, envolvendo atividades de coordenação motora, habilidades locomotoras e manipulativas, com sessões 2 vezes por semana, 50 minutos. Nos dias alternados, as crianças realizarão atividades visuais específicas (memória visual rápida, detecção de movimento, movimentos sacádicos à direita e com mudança de linha), disponibilizadas a partir de um programa computacional, com duração aproximada de 15 minutos diários. O programa de intervenção terá duração de 16 semanas. Após o término dos respectivos programas de intervenção, as crianças passarão pelas avaliações realizadas antes da intervenção (T2). Comparação entre as duas avaliações (T1 e T2) serão realizadas, utilizando análises de variância (ANOVAs) e de multivariância (MANOVAs).

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