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A cultura indígena nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas nas universidades públicas do estado de São Paulo: presenças e ausências

Processo: 23/05524-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2023
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Marcela de Moraes Agudo
Beneficiário:Heloísa Beltrami Chain
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cultura indígena   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura indígena | curriculo | Formação inicial de professores | Formação de professores

Resumo

A incorporação da cultura indígena nos currículos escolares tem sido alvo de debates no âmbito educacional e é regulamentada pela Lei n° 11.645/08, que prevê a inclusão da cultura indígena e afro-brasileira, de modo transversal e obrigatório, nos currículos da Educação Básica. Contudo (BARDIN, 1977), as contribuições das particularidades culturais brasileiras no processo educativo ainda configuram um campo de desconhecimento e incertezas por parte dos professores, que apontam a carência da formação inicial e continuada que contemplem tais conteúdos como os principais desafios. Assim, tendo em vista a íntima relação entre as escolas e as instituições que formam os profissionais aptos para trabalhar nas mesmas, o foco do trabalho recai na investigação sobre como a cultura indígena é inserida nos currículos de licenciatura em Ciências Biológicas de universidades públicas do estado de São Paulo. Este projeto consiste em uma pesquisa qualitativa e documental, cuja coleta de dados será realizada a partir dos documentos que compõem a estrutura curricular dos cursos de formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Os dados obtidos serão submetidos à análise e interpretação, de acordo com a Análise de Conteúdo e a fundamentação teórica da pedagogia histórico-crítica. Propomos, também, uma abordagem pautada em concepções marxianas da sociedade, marcadas por uma perspectiva de totalidade que se opõe à fragmentação dos contextos culturais indígenas.Palavras-chave: cultura indígena; currículo; formação inicial de professores.

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