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Discurso científico/discurso da divulgação científica: relações de fronteira e constituição em podcasts de universitários

Processo: 23/06752-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2025
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Fabiana Cristina Komesu
Beneficiário:Augusto Vinicius de Oliveira Dordan
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:22/05908-0 - Aprendizes universitários em práticas contemporâneas de letramento acadêmico-científico para a formação de professores e de pesquisadores globalizados, AP.TEM
Assunto(s):Divulgação científica   Letramento digital   Análise do discurso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:discurso científico | Divulgação Científica | letramentos acadêmico-científicos | letramentos digitais | Metadiscurso | Podcast | Análise do Discurso

Resumo

De uma perspectiva que privilegia os estudos de letramentos e os da Análise do Discurso de linha francesa, este projeto de pesquisa tem como objetivo principal investigar relações de fronteira e de constituição entre discurso científico e discurso da divulgação científica no processo de produção de roteiros de podcast de divulgação científica e de textos reflexivos escritos por universitários vinculados a programas de pós-graduação do Brasil, reconhecidos por ações de internacionalização da pesquisa e pela formação de professores/pesquisadores globalizados. Esse objetivo geral desdobra-se em outros, específicos: (i) com base na investigação dos roteiros escritos dos podcasts, analisar procedimentos metadiscursivos, considerando-se a projeção de uma relação interlocutiva entre locutor/sujeito do discurso, conhecimento científico a ser difundido/objeto do discurso e público ouvinte/outro; (ii) com base na investigação dos textos reflexivos, analisar aspectos "ocultos" dos letramentos acadêmicos, considerando-se a projeção que o escrevente faz das relações de fronteira e de constituição entre discurso científico e discurso de divulgação científica em práticas de divulgação científica do trabalho acadêmico. A hipótese é a de que os procedimentos metadiscursivos não são restritos às chamadas interações espontâneas na produção falada, podendo ser observados em produções textuais escritas em que há interesse de (tentar) controlar o processo de produção dos sentidos. A pergunta a ser respondida é: num contexto de consumo de podcasts, em meio a um processo de desinformação e fake news, como a pesquisa do universitário pode ser apresentada, da perspectiva de seu locutor/sujeito do discurso, na relação com o conhecimento científico a ser difundido/objeto discursivo e com o público ouvinte/outro, em podcasts de divulgação científica?

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