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Mobral: memórias, vivências e contradições

Processo: 22/07540-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2025
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:Eduardo Schenfel Garcia Baena
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/12561-9 - Mobral: memórias, vivências e contradições, BE.EP.MS
Assunto(s):Contradição   Significação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:contradição | Mobral | significação | Vivência | Psicologia e Educação

Resumo

Este trabalho investigativo tem como objetivo procurar, encontrar e entrevistar sujeitos que participaram, como docentes ou discentes, do Movimento de Alfabetização de Adultos, o MOBRAL, a fim de compreender, pela análise de suas narrativas, como estes sujeitos vivenciaram esse movimento, no âmbito do acontecimento histórico e da vivência pessoal. Análises de caráter dual tem contribuído para classificar eventos históricos simplesmente como positivos ou negativos. Estudos e pesquisas acadêmicas sobre o Mobral não escapam a esta lógica. Como programa de alfabetização de adultos que integrou o regime militar no período de 1971 e 1985, ele tem sido analisado em contraposição à proposta de conscientização de Paulo Freire. Apesar de muitos argumentos sustentarem, de maneira consistente, as profundas diferenças teóricas, epistemológicas e metodológicas na formulação das propostas, pretende-se, nesta pesquisa, trabalhar com base na categoria da contradição, e problematizar o modo dual de conceber a realidade, a partir de fontes até então pouco exploradas, como a escuta dos envolvidos no programa. A interpelação dos agentes históricos que participaram do movimento implica a possibilidade de (re)surgimento de significados até então ignorados e silenciados. Para tanto, será feito um levantamento inicial nos arquivos (INEP, CREMEJA e HEMEROTECAS), ao mesmo tempo que uma tentativa de estabelecer e ampliar uma rede de contatos. As análises das entrevistas abertas estarão ancoradas prioritariamente nas contribuições teóricas e metodológicas da História Oral e da teoria Histórico Cultural do desenvolvimento humano, mobilizando os conceitos de vivência e elaboração histórica da consciência.

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