Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da própolis verde na proliferação e migração celular de fibroblastos e na cicatrização de úlceras decorrentes da hanseníase

Processo: 23/02859-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2023
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2025
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Giovanna Barbarini Longato
Beneficiário:Larissa Kaori Maquedano
Instituição Sede: Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Cicatrização   Citocinas   Hanseníase   Úlcera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cicatrização | citocinas | Hanseníase | própolis verde brasileira | úlcera | Cicatrização de úlceras neuropáticas

Resumo

A hanseníase implica no comprometimento do sistema nervoso periférico, manifestando-se, principalmente, por úlceras cutâneas crônicas. O tratamento de feridas crônicas representa uma importante parcela dos gastos do SUS. A busca de tratamentos alternativos acessíveis vem crescendo, com isso, a utilização de compostos naturais está sendo muito explorada nos tratamentos destas lesões, devido ao seu baixo custo quando comparado aos fármacos sintéticos. Dentre estes produtos, toma-se a própolis verde potencial farmacológico cicatrizante, por se constituir de compostos que agem na função antimicrobiana e também na ação moduladora do sistema imune. Um estudo piloto clínico randomizado sobre a potencial ação cicatrizante da própolis verde em úlceras decorrentes de hanseníase foi conduzido pelo nosso grupo de pesquisa e financiado pela FAPESP. Resultados prévios mostraram que houve uma diferença significativa no percentual de redução da área da lesão no grupo tratado com pomada contendo própolis em relação ao grupo controle, sendo esta diferença bastante acentuada durante as duas primeiras semanas de tratamento, que correspondem às fases de proliferação e inflamação do processo cicatricial. Neste sentido, este projeto pretende investigar, in vitro, o efeito da própolis verde na proliferação e migração de fibroblastos. Considerando que os microrganismos que vivem na pele influenciam a rapidez com que as feridas cicatrizam, considera-se importante assegurar sua atividade antimicrobiana. Objetiva-se, também,identificar enzimas e citocinas presentes no exsudato das feridas previamente tratadas a fim de predizer em qual fase da cicatrização a própolis verde atua. Sendo assim, o projeto proposto visatrazer nova alternativa de tratamento para as lesões cutâneas crônicas, além de mitigar as sequelas da hanseníase, patologia que ainda segue como problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA ROSA, CRISTIANO; MAQUEDANO, LARISSA KAORI; BUENO, IAN LUCAS; MARSON, FERNANDO AUGUSTO LIMA; LONGATO, GIOVANNA BARBARINI. Randomized Clinical Evaluation of the Healing Activity of Green Propolis Ointment in Individuals with Lower Limb Ulcers Resulting from Leprosy: Preliminary Results of a Pilot Study. PHARMACEUTICALS, v. 17, n. 12, p. 12-pg., . (21/08102-3, 23/02859-0)